Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

FISL: boa parte do interesse nasce do lado de fora das salas de palestras

A @melissawm, nossa correspondente convidada para o FISL, deu continuidade ao seu relato do 1º dia do evento com mais algumas observações dos demais dias, confirmando que boa parte do interesse do Fórum vem dos ambientes do lado de fora das salas de palestras. Seguem os relatos enviados por ela. Obrigado mais uma vez, Melissa!

2º dia do FISL

Nesta quinta feira, o FISL continuou com as palestras e principalmente muitas conversas interessantes entre os participantes, grupos de usuários e comunidades do Software Livre.

A impressora 3D da Metamáquina seguiu sendo disputada pelos espectadores, assim como as apresentações da bobina de Tesla que passou a tocar músicas como o Hino Nacional (!)

As manifestações ocorridas recentmente também não passaram em branco. Um dos destaques do dia foi uma rodada de discussão sobre o transporte público em Porto Alegre, confirmando a impressão deste ano de que o público está mais diversificado, incluindo não só pessoas técnicas e desenvolvedores, mas pessoas interessadas na filosofia livre em outros âmbitos, como a transparência, a cultura livre e as aplicações do software livre na sociedade.

3º dia do FISL

Não podia ser diferente: o grande destaque do 3o dia do FISL foi a palestra de Richard Stallman, disputada igualmente pelos novatos e pelos evangelizados, e que não decepcionou: Stallman falou sobre as liberdades e os fundamentos do software livre, além das ameaças atuais (segundo sua visão) à liberdade dos usuários.

Além disso, ainda era possível se divertir com os brinquedos tecnológicos e robóticos espalhados pelo espaço do FISL, como no stand da Metareciclagem e do Colégio Marista.

4º dia do FISL

Chegamos ao último dia. Entre despedidas, trocas de contato e as últimas palestras, chegou a hora de fazer saldo do FISL.

No total, presenciei um evento muito mais diverso do que em anos anteriores, tanto no tema das palestras quanto nos palestrantes em si. Não posso deixar de comentar a grande participação feminina no evento, culminando hoje no encontro do grupo das Mulheres na Tecnologia. Os setores de educação e cultura livre estão representados em todos os dias e horários, o que mostra que o foco do evento deixou de ser totalmente técnico para incluir também os outros aspectos do software livre e da filosofia livre, o que enriquece enormemente o evento.

Fica já a saudade e a vontade de participar novamente no ano que vem.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados