Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

SteamOS Beta oficialmente só suporta GPUs da NVIDIA – mas funciona com AMD, e você pode ativar suporte a Intel

Tags: vapor

O SteamOS beta foi lançado na noite de sexta para sábado e, entre as restrições dessa versão voltada a testes iniciais por usuários avançados, está o suporte oficial apenas a hardware de vídeo NVIDIA – segundo a FAQ oficial (que também inclui a resposta da Valve sobre a razão da escolha do Debian como base, entre outras questões interessantes), o suporte a GPUs AMD e Intel logo virá.

Mas se o seu hardware não é NVIDIA e você se interessa mais por experimentar a versão do que por fazê-lo nas condições oficialmente suportadas, não tema: o Phoronix já descobriu que o SteamOS funciona em máquinas com GPUs AMD (embora sujeito a problemas conhecidos), e que é relativamente fácil fazer funcionar com GPUs Intel – basta desativar um parâmetro do kernel nas configurações do gerenciador de boot.

Vale destacar que o teste fora dos parâmetros definidos para essa versão naturalmente pode levar aos problemas que os próprios mantenedores buscaram evitar ao não oficializar o suporte a esses hardwares nessa etapa inicial. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] It's Easy Getting Intel Graphics To Work On SteamOS”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ipcalc - Cálculo de máscara sub-rede IPV4 via linha de comando

Tags:

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicado):

“Ipcalc é uma ferramenta que auxilia o cálculo de máscara de sub-redes IPV4. Quem administra redes sabe que segmentar uma rede, trabalhar com máscaras de rede e roteamento são tarefas corriqueiras. Além disso, ela pode ser uma ferramenta de aprendizagem, pois oferece resultados bem estruturados.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Certificação gratuita em Cloud Computing

Tags:

Enviado por Ricardo Martins (ricmmartΘgmail·com):

“O Rackspace, tradicional provedor de serviços de hospedagem internacional, lançou um programa de certificação gratuito em Cloud Computing.

É um excelente material com 10 lições, onde ao término de cada uma você realiza um quiz. Ao términar todas as lições, faz um teste final com 150 questões.

Mais informações sobre o programa no blog: [ricardomartins.com.br/…]” [referência: ricardomartins.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Testando o SteamOS no VirtualBox

Tags: instalar, gente-que-faz

Enviado por Sergio Prado (sergio·pradoΘe-labworks·com):

“A espera acabou! Veja como ficou o SteamOS, aprendendo a instalar e testar a versão 1.0 no Virtualbox.” [referência: sergioprado.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

RS: Certificação Oficial ZABBIX em Janeiro - 2014

Tags: evento, curso

Enviado por Unirede Soluções Corporativas (treinamentoΘunirede·net):

“A Unirede Soluções Corporativas e seu parceiro Zabbix SIA promovem treinamento para a certificação Zabbix no próximo mês de Janeiro em Porto Alegre RS.

Os cursos ZABBIX Certified Specialist  e ZABBIX for Large Environments serão ministrados por Luciano Alves, CEO da Unirede e primeiro instrutor oficial da Plataforma Zabbix para o Brasil e países de língua portuguesa e espanhola. Com foco na versão ZABBIX 2.0, o curso também abrange os novos recursos para o monitoramento de ambientes em TI. Os treinamentos serão inteiramente ministrados em português e realizados entre os dias 27 a 31 de Janeiro, em Porto Alegre/ RS.

Para mais informações contate conosco: Visitando a URL: [unirede.net/…] Por e-mail: treinamento@unirede.net Por Telefone: +55 51 3012-1920 +55 11 3522-9045” [referência: unirede.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Nova Turma - Curso Zabbix Online Ao Vivo

Tags: instalar, curso, servidor

Enviado por Dhiego Ribeiro (contatoΘqualificati·com·br):

“Nova turma Curso Zabbix Start - Programe-se e comece 2014 se qualificando. 20 horas - Online ao vivo Começa dia 13 de Janeiro de 2014 Matrículas até 10/01/2014 Garanta sua vaga!

Com este curso você irá aprender como fazer a instalação e configuração do servidor e dos agentes de monitoramento. Como planejar o monitoramento e configurar itens, triggers, ações, gráficos, entre outros. Capacitar o aluno a gerar gráficos dos monitoramentos, enviar notificações…

Conteúdo programático: Conceitos de monitoramento Introdução ao Zabbix Conceitos do Zabbix Funções do Zabbix Instalação do Zabbix Gerenciamento de hosts Gerenciamento de usuários e permissões Visão geral da interface Web Visualização dos dados monitorados Mapas, telas e relatórios Monitoramento de serviços de TI Monitoramento WEB Monitoramento de dispositivos SNMP Monitoramento de dispositivos IPMI Análise e auditoria de logs Resolução de problemas simples” [referência: qualificati.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Download do SteamOS (beta) está disponível – sistema é baseado no Debian Wheezy

Tags:

Conforme anunciado na quinta-feira, o beta do SteamOS está disponível para download (960MB).

O vaporoso sistema operacional voltado a rodar na TV da sala os jogos distribuídos pela Valve permitirá que usuários interessados montem sua própria Steam Machine.

Baseado no Debian 7 (Wheezy), a Valve o descreve como uma plataforma Linux aberta que mantém nas mãos do usuário o controle completo, incluindo modificar o sistema e instalar novos softwares e conteúdos.

E a empresa adverte: é beta, não é produto final e nem está adequado a usuários finais. Além disso, os usuários não devem considerá-lo um substituto para seu sistema operacional desktop, já que o SteamOS é projetado e otimizado para o uso na sala de TV.

E ele não é integralmente open source, também: os componentes proprietários incluem o cliente Steam (que por default vem definido como sendo a interface com o usuário) e drivers fornecidos por terceiros. Mas os fontes do que é open source estão disponíveis.

Atualização: no momento o SteamOS só é compatível com placas gráficas NVidia. A compatibilidade com placas gráficas AMD e Intel está em andamento.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vapor: Distribuição SteamOS será disponibilizada para download amanhã

Tags: pos-pc, distribuicoes

A Valve anunciou que os 300 exemplares das suas Steam Machines e dos seus Steam Controllers começam a ser enviados nesta sexta-feira 13 aos usuários selecionados entre os que se candidataram a participar dos testes.

Ao contrário do que anunciou originalmente, eles não foram escolhidos mundialmente, e a seleção se limitou aos que se inscreveram a partir dos EUA. A empresa informa que essa decisão foi tomada em razão de barreiras regulatórias.

Na mesma data em que começarem a ser enviados os protótipos, o SteamOS será disponibilizado para download aos usuários e empresas interessados. Mas a Valve sugere que os usuários em geral aguardem até 2014 para fazer o download de uma versão posterior, pois a que será disponibilizada agora é voltada a hackers intrépidos. (via steamcommunity.com - “Comunidade Steam :: Grupo :: Steam Universe”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Unity Control Center: Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Tags: distribuicoes, nih

A Canonical continua substituindo componentes que fizeram parte do Ubuntu ao longo do crescimento da sua popularidade no desktop Linux, e chegou a vez do GNOME Control Center, que hoje é distribuído no Ubuntu na forma de uma versão velha à qual são aplicados 61 patches, e que vai virar, por curto prazo, um fork com o nome de Unity Control Center.

Com o tempo, e dependendo da convergência ser alcançada, o fork dará lugar a outra ferramenta desenvolvida internamente, que já tem nome: Ubuntu System Settings. (via linux.slashdot.org - “Canonical Moving Away From GNOME Control Center - Slashdot”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo relatório do Marco Civil da Internet mantém pontos polêmicos como privacidade, liberdade de expressão e neutralidade

Tags:

Via g1.globo.com:

O deputado relator do projeto de lei que cria o Marco Civil da Internet, divulgou nesta quarta-feira (11) uma nova versão de seu relatório. Apesar das pressões da própria base aliada e das empresas de telecomunicações, o parlamentar fez poucas mudanças no texto, sem retirar pontos polêmicos como os princípios de privacidade, liberdade de expressão e a chamada “neutralidade da rede”.

O Marco Civil da Internet é uma espécie de Constituição para a rede de computadores, que estabelece normas gerais de utilização, como direitos dos usuários e deveres de provedores, por exemplo. Como tramita em regime de urgência, a matéria está "trancando" a pauta de votações da Câmara desde outubro. Mesmo assim, devido à falta de acordo, a previsão de líderes dos partidos é que a matéria só seja analisada no plenário no ano que vem.

Entre as alterações feitas pelo relator, o novo relatório procura deixar claro que os modelos de negócio das empresas não sofrerão interferência desde que sigam os princípios do regulamento, como a chamada “neutralidade da rede”.  A neutralidade impede que provedoras de internet façam distinção de conteúdo, origem e destino ou serviço, oferecendo planos que permitam aos usuários utilizar, por exemplo, somente acesso ao e-mail ou a redes sociais.

O relator decidiu incluir nas “disposições preliminares” que a disciplina da internet segue “a liberdade dos modelos de negócios [...] desde que não conflitem com os demais princípios estabelecidos nesta Lei”.

“Esse trecho desmonta o argumento falacioso de que o Marco Civil proibiria a venda de velocidades diferentes de acesso à internet. O Marco Civil nunca proibiu isso, e esse trecho deixa isso claro. Pode vender pacote de velocidade diferente”, afirmou Molon.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ubuntu Touch tem seu primeiro fabricante, mas a Canonical não diz quem é

Tags:

Via www.ubuntero.com.br:

A Canonical anunciou que já tem seu primeiro parceiro para desenvolver um Smartphone que sairá de fábrica com o Ubuntu Touch instalado. Ainda não foi revelado o nome deste parceiro, mas Mark já adiantou que o smartphone estará na linha dos Top de mercado, o que pode nos dar as esperanças de que a especificação do Ubuntu Edge sejam alcançadas, talvez até o projeto seja implementado.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Monitorando o progresso do comando dd

Tags: gente-que-faz

Enviado por Sergio Prado (sergio·pradoΘe-labworks·com):

“Você provavelmente já passou por esta situação: baixou a imagem de uma distribuição qualquer, usou o comando dd para gravar a imagem no cartão SD, e ficou esperando, esperando, esperando…

A verdade é que, dependendo do tamanho da imagem, da interface USB, do leitor ou do próprio cartão SD, o processo de gravação pode levar vários e vários minutos.

Mas não se preocupe! Existem mil e uma maneiras de monitorar o progresso do comando dd. Neste artigo vamos estudar algumas delas.” [referência: sergioprado.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Direito Digital e Educação entram na pauta da TV Espírito Livre

Tags:

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“O Programa Vida Digital é um espaço para conhecer e discutir sobre lançamentos e uso de novas tecnologias, cultura digital, liberdade, Software Livre, Internet, segurança da informação e muito mais. Regularmente são lançados novos programas e você pode enviar sua pergunta ou sugestão para blogvidadigital@gmail.com.

Este episódio conta com a participação de Gustavo Martinelli, advogado e especialista em direito digital e também Sandro Brasileiro, professor da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Vitória. Ambos estiveram conversando com a equipe do Programa Vida Digital durante a Latinoware 2013, em Foz do Iguaçu/PR.

O programa também apresenta neste episódio uma ótima notícia: tanto Gustavo Martinelli quanto Sandro Brasileiro, agora fazem parte da equipe da TV Espírito Livre com programas sobre Direito Digital e Educação, respectivamente.

Além disso, o programa conta com algumas das principais notícias da semana.

Visite o site e assista a este e outros programas: [tv.espiritolivre.org./…]” [referência: tv.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Motorola inicia atualização do Moto X para o Android 4.4

Tags: instalar, pos-pc

Nota da PC World enviada por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A Motorola anunciou nesta terça-feira (10/12) que está iniciando a atualização do smartphone Moto X para a versão 4.4 do sistema operacional Android, também conhecida pelo codinome “KitKat”. Entre as melhorias nesta versão do sistema estão a adição de controle de foco e exposição na câmera (como no Moto G), um novo discador e um novo comando de voz: “OK Google Now! Cadê meu celular”, que faz com que o aparelho toque um alerta, facilitando sua localização.

A atualização é OTA (Over the Air), ou seja, feita e instalada usando o próprio aparelho. Um alerta no Painel de Notificações no topo da tela surgirá quando ela estiver disponível, mas é possível fazer uma verificação manual clicando em Configurações / Sobre o telefone / Atualização de software. O arquivo tem cerca de 350 MB. Inicialmente serão atualizados os aparelhos comercializados no varejo, e mais tarde os vendidos pelas operadoras.

O Moto X é o segundo aparelho disponível no mercado nacional a receber o Android 4.4, atrás apenas do Nexus 4, da própria Google. O Moto G deve ser atualizado no início do ano, e o RAZR D1 e RAZR D3 também deverão receber o KitKat em 2014.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mensagens SMS criptografadas podem chegar aos smartphones com CyanogenMod em breve

Tags: pos-pc

Nota do IDG Now enviada por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Às vezes, parece que a única maneira de ter uma conversa privada nos dias de hoje é planejar uma reunião clandestina no deserto. Se ao menos os nossos telefones viessem com criptografia embutida em mensagens de texto para ajudar a aliviar nossos medos.

Essa é a ideia do recurso de criptografia de mensagens de texto do CyanogenMod. Os desenvolvedores por trás da versão personalizada do Android anunciaram nessa segunda-feira (09) que uma futura versão do seu sistema operacional permitirá habilitar uma criptografia para mensagem de texto para, essencialmente, manter a conversa estritamente entre você e o receptor.

Para fazer desse recurso possível, a fechou uma parceria com o Open Whisper Systems, a equipe por trás de aplicativos de código aberto como o TextSecure, que assegura textos e telefonemas.

(...) O recurso de criptografia funcionará com qualquer aplicativo de mensagens de texto, contanto que ambas as partes estejam usando o CyanogenMod ou o sistema TextSecure da Open Whisper, que pode ser baixado por qualquer usuário Android, independente de ele usar ou não o CyanogenMod.

Se qualquer uma das partes não estiver se comunicando por meios seguros – por exemplo, uma pessoa está enviando uma SMS a partir de uma versão normal do Android, então o texto será encaminhado como uma mensagem normal.

(...) A Cyanogen começou a testar os novos recursos de mensagens de texto criptografados e, uma vez prontos, serão implantados em todas as versões CM11 e posteriores.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]