Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Software livre que monitora e captura arquivos no Windows

Tags: falha, vulnerabilidade, servidor

Enviado por merces:

“Precisei de um programa que monitorasse o sistema de arquivos do Windows e enviasse pra mim cada arquivo criado. A ideia era colocar num honeypot (máquina destinada a ser deixada exposta, geralmente na internet, de modo que atacantes possam invadir, plantar malwares etc). Como muitos atacantes e ameaças criam arquivos durante o ataque os apagam após usar, só temos uma chance de pegá-los.

De fato, houve ransomwares recentes que após encriptar todos os arquivos das vítimas, se apagavam com secure shredding, impossibilitando a recuperação por carving, por exemplo. Então eu precisava de algo rápido o suficiente para copiar o arquivo para outra localidade antes que esta deleção ocorra.

Procurei e não achei, então escrevi o FileGrab, em C# pra tirar proveito da classe FileSystemWatcher do .NET Framework, que faz praticamente todo o trabalho. O software, como de costume, é livre. E programadores que se interessem em ajudar estão convidadíssimos a trocar uma ideia por e-mail, enviar patches pela página do projeto no GitHub etc. Seria legal contar com quem sabe bem C# direito, pois este não é o meu caso. :)

Por enquanto o FileGrab monitora recursivamente a partição principal ou um diretório específico e envia arquivos criados para um servidor FTP ou copia para um compartilhamento de rede, mas tenho um TODO que envolve monitorar múltiplas partições e definir regras para que tipos de arquivos enviar, além de suportar envios através de outros serviços.

Você sempre pode ajudar o software livre! Dando 'like', compartilhando, divulgando, falando sobre, enviando sugestões, bugs, fazendo patches. A oportunidade de ajudar sempre existe. Você que às vezes não enxerga. ;)” [referência: mentebinaria.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Professor Leonardo Lazarte é um dos destaques do FISL15

Tags: curso, video

Enviado por Mariel Zasso (mariel·zassoΘgmail·com):

“Professor do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento da UnB, Leonardo Lazarte é vanguardista quando se trata de tecnologia no Brasil.

Um dos pioneiros na difusão e implantação de sistemas de EAD no Brasil, na primeira metade da década de 2000, desde a década de 1990 tem promovido a utilização de software livre em áreas diversas, como na implantação da Internet no Brasil

Foi um dos fundadores do ambiente de aprendizagem Aprender, da UNB, que conta hoje com quase 80 mil usuários, e trabalhou na implantação do Moodle na UNB. Coordenou também, juntamente com Nelson Pretto, o grupo de trabalho sobre Educação no projeto brasileiro Sociedade da Informação (MCT).

No CDTC, o Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento implantado em 2004, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ITI, vem articulando iniciativas de Conhecimento Aberto, como os Recursos Educacionais Abertos, e os Arquivos Abertos, dentre outros. Coordenou pelo Brasil a criação da Escola Virtual do Mercosul. Atualmente é também Coordenador de TI do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, e continua dando aulas de Matemática na UNB. ” [referência: softwarelivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

A Drupalcon São Paulo precisa de você!!!

Tags: jogos, evento, comunidade

Enviado por Thiago Régis (tregisΘfisqua·com):

“Essa é uma chamada em resposta ao anúncio da DA, sobre uma DrupalCon Latin America (https://association.drupal.org/content/drupalcon-goes-latin-america-2015).

É fato que temos um sonho já há alguns anos de trazer um evento dessa magnitude para terras canarinhas. E em 2012, passamos muito perto, mas não aconteceu, muito por falta de transparência da DA, mas também por falta de um envolvimento maior da nossa comunidade brasileira (fazendo o mea culpa).

Como sabem, sou o responsável legal pela Associação Drupal Brasil, e junto com o Nick, estamos tendo conversas com a DA para trazer uma DrupalCon para América Latina. Tivemos uma conversa em Cusco (durante a Drupal Picchu), e chegou-se ao consenso que a escolha estaria entre as cidades de São Paulo/Brasil e Bogotá/Colombia.

Por algumas semanas, levantamos os custos para a execução de tal evento em São Paulo, procurando por local para sediar, e toda a infra-estrutura envolvida. Foi a partir daí que surgiram aqueles custos na tabela provida pela DA. Aparentemente ao meu ver, foi colocado uma "Gorda margem" pela DA nos valores informados para São Paulo, mas, é compreensível no que condiz uma segurança para não haver surpresas.

Bem, o fato, diferente ao que parece, é que a DrupalCon Latin America ainda não está definida, diferente do que aparenta, creio que ainda há tempo de virar esse jogo, e mostrar que não estamos para brincadeira.

O que você precisa fazer, é demonstrar interesse e apoio a DrupalCon São Paulo, na thread da Drupal Association. E como pode fazer isso? Simples, acesse o post da DA (https://association.drupal.org/content/drupalcon-goes-latin-america-2015), e deixe um comentário apoiando São Paulo. A DA recomendou Bogotá, mas o que vai pesar, é o apoio das comunidades locais. E se fizermos barulho, eles terão que repensar.

Pode ser um comentário simples, em português mesmo, como:

Eu apoio São Paulo.

O que mais você achar plausível pontuar.

Curta também nossa fan page no Facebook: [facebook.com/…]

Bom é isso, só depende de nós, e a esperança não acaba jamais. =)” [referência: drupal-br.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Comunicação sem fio entre Raspberry Pi e Arduino utilizando tx/rx de 433Mhz

Tags: pos-pc, desenvolvedores

Enviado por Everpi (everpiΘtsar·in):

“Dos diversos meios de comunicação, certamente a sem fio é bem apreciada e prática em diversos projetos e alguns estão usando em conjunto a dupla Raspberry Pi e Arduino. Para uma transmissão sem fio entre os dois, naturalmente que precisamos de um transmissor/receptor, nesse post explico o básico e cuidados que se devem ter à questão da tensão utilizada no receptor.” [referência: everpi.tsar.in]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Opinião do leitor: falácias e o SL no Brasil

Tags:

Enviado por Vitor Lobo (lobocodeΘopenmailbox·org):

“(...) E por fim, a comunidade de Software Livre no Brasil, não gira em torno do GNU/Linux. Existem muitas empresas que trabalham com sistemas *Nix em geral. Como é o caso do FreeBSD Brasil que oferece treinamento e trabalha na área de gestão de T.I, segurança e consultoria, o FUG-BR que é o grupo Brasileiro de usuários FreeBSD, PC-BSD e seus derivados, e as diversas corporações, empresas de T.I que usam destes sistemas. O mesmo acontece para usuários de software livre em sistemas proprietários. Como é o caso do Microsoft Windows com Postgresql, Phpadmin, diversos frameworks e linguagens de programação livres rodando tanto no Mac quanto Windows.

Particularmente, defendo que a melhor forma de abordar software livre, é em sistemas operacionais livres. No entanto, a minha liberdade termina quando interfere na sua liberdade de escolha. E não, liberdade de escolha é uma coisa, liberdade de software livre, outra. Você não (...)” [referência: lobocode.livejournal.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Silverlight no Linux através do Pipelight

Tags: instalar

Enviado por Rafael Neri:

“O Silverlight é uma tecnologia criada pela Microsoft e que foi abandonada recentemente, com isso o projeto Moonlight que suportava essa tecnologia em ambiente Linux acabou morrendo.

Então surgiu o Pipelight que é um plugin especial que permite usar o Silverlight do Windows dentro de navegadores do Linux. Além do Silverlight também é possível executar outros plugins do windows como o Flash, Shockwave e Unity Webplayer. E para isso ele usa uma versão modificada do Wine. Para detalhes sobre a instalação acesse: [rafaelneri.net/…]” [referência: rafaelneri.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como contribuir com projetos open source

Tags: desenvolvedores

Enviado por Vitor Lobo (lobocodeΘopenmailbox·org):

“Como e por onde começar? Sabe programar em diversas linguagens mas não sabe qual projeto deve contribuir? Como posso contribuir para projetos open source? As perguntas são muitas e as respostas não são complicadas quanto se imagina. Logo a baixo, listarei dicas importantes que irão lhe instruir a caminhar rumo ao desenvolvimento, as suas primeiras contribuições em projetos abertos.

A primeira e mais importante atitude a se tomar é escolher uma linguagem de programação de sua preferência. Feito isto, há uma infinidade de projetos interessantes na linguagem que você escolheu ( acredite, sempre tem ). Por exemplo, vale muito a pena conhecer o site Openhatch.org. Trata-se de uma página de pesquisa que filtra os erros com base em idiomas e projetos.O Mozilla também tem uma ampla variedade de projetos e com sistema de filtragem com base na linguagem de programação de sua preferência.” [referência: lobocode.livejournal.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Certificação RedHat: Série de Estudos para RHCSA e RHCE – Parte 1

Tags:

Enviado por Ricardo Martins (ricmmartΘgmail·com):

“Neste primeiro post da série de estudos, eu vou apenas indicar alguns links com referências adicionais para auxiliar no nosso plano de estudos. Acesse, tome nota das informações e vá se preparando para o que vem por aí.” [referência: ricardomartins.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

85 jogos bacanas para Linux

Tags: jogos

Enviado por Victor Oliveira (victorandreoliveiraΘamantesdatecnologia·com·br):

“Quem foi que disse que o Linux não tem jogos? Se você é novo no mundo Linux e não conhece os jogos que existem pra ele essa dica é pra você. Conheça 85 Jogos Bacanas Para Linux agora mesmo! Acesse [linux.amantesdatecnologia.com.br/…] e baixe este guia gratuito.” [referência: linux.amantesdatecnologia.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Flisol Chapecó 2014, em abril

Tags: evento

Enviado por Álisson Bertochi (alissonΘbertochi·com·br):

“No dia 26 de abril acontecerá o Flisol (Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre) em Chapecó, bem como em todas as cidades participantes do Festival na América Latina. Várias palestras e oficinas de Software e Hardware Livre estarão disponíveis para os presentes, caracterizando uma oportunidade ímpar de adquirir conhecimento e fazer um ótimo networking. Mais informações no site do OeSC-Livre (Grupo de Usuários de Software Livre do Oeste Catarinense), organizador do evento: [oesc-livre.org/…]” [referência: oesc-livre.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Chamada para Encontros Comunitários e Grupos de Usuários no fisl 15

Tags:

Enviado por Paulo Meirelles (pauloΘsoftwarelivre·org):

“A chamada para propostas de Encontros Comunitários e de Grupos de Usuários para o #fisl15 foi prorrogada para até o dia 21/03/2014. Conheça essas possibilidades e participe do #fisl15!” [referência: softwarelivre.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ficou para 2016: Mark Shuttleworth agora espera que o Mir esteja pronto para ser default no Ubuntu 16.04

Tags: distribuicoes

No seu keynote durante o evento regular da Canonical para os desenvolvedores, o ditador benevolente perpétuo do Ubuntu confirmou: agora a expectativa dele é que o Mir seja o servidor gráfico default do Ubuntu só daqui a 2 anos, na versão 16.04 da distribuição.

Isso não impede, claro, que ele também tenha a expectativa de que muitos usuários queiram ativá-lo desde antes disso.

Ele falou sobre vários outros assuntos também. (via lwn.net - “Ubuntu’s Mir display server may not be default on desktop until 2016 (ars technica) [LWN.net]”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Mozilla e Epic Games demonstram o Unreal Engine 4 rodando no Firefox

Tags: jogos, pos-pc

Com a tecnologia demonstrada pela Mozilla e pela Epic Games, é possível não apenas converter os jogos originalmente desenvolvidos em C/C++ para rodar em um ambiente asm.js (sim, baseado em Javascript), mas ainda por cima rodá-lo a até 67% da velocidade do código nativo na plataforma.

Com a tecnologia demonstrada, os jogos nos quais você pode simplesmente clicar em um link e jogar no próprio navegador vão poder ficar mais próximos daqueles que exigem download e instalação no sentido tradicional.

O asm.js pode rodar em qualquer navegador moderno, mas o Firefox conta com otimizações específicas para garantir uma experiência suave e consistente. (via blog.mozilla.org - “Mozilla and Epic Preview Unreal Engine 4 Running in Firefox | The Mozilla Blog”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Microsoft publica e abre código de SDK Android para Office 365

Tags: desenvolvedores

A Microsoft disponibilizou no Github um kit de desenvolvimento de software para quem queira dotar seu app no Android da capacidade de acessar dados armazenados no serviço online Office365. O SDK está sob a licença Apache 2.0 e suporta os serviços SharePoint e Exchange. (via softlibre.barrapunto.com - “Barrapunto | Microsoft publica un SDK Android para Office 365 como Open Source”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ficou pra semana que vem: Votação do Marco Civil da Internet é adiada mais uma vez

Tags: desde-outubro

Via computerworld.com.br:

Após pedido do governo para tentar construir a maioria necessária à aprovação do Marco Civil da Internet, o presidente da Câmara dos Deputados decidiu transferir para a próxima semana a votação do projeto.

"Recebi um apelo do ministro da Casa Civil e do ministro da Justiça para adiar a votação por mais uma semana, para tentar acordar o texto, para que seja um texto aprovado por toda a Câmara. Como eu acho que o tema merece essa compreensão e esse consenso, estou retirando de pauta. Mas já pautei para terça-feira que vem", disse hoje.

O Marco Civil da Internet tramita em regime de urgência a pedido do próprio governo. Por falta de consenso, não foi votado no ano passado, trancando a pauta da Câmara desde outubro.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]