Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Curso Elastix Online - 15 a 17/07/14

Tags: instalar, evento, curso

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br):

“O treinamento é ao vivo pela Internet através de videoconferência, e será realizado diretamente do seu próprio local de trabalho ou residência, através de uma tecnologia que simula um ambiente de sala de aula, com todos os recursos de áudio, vídeo, slides, bate-papo, exercícios, laboratórios, etc. Todos os alunos vão acessar e configurar um Elastix Central com IP válido, onde vão realizar todas as configurações e exercícios, e ao longo do curso vão interligar com o Elastix instalado pelo aluno, para simular a situação de interligação Matriz/filial, gerenciando as permissões entre eles.

Próximos cursos: Telefonia IP com Asterisk/Elastix para Provedores - 01 a 05/07 Boa Esperança MG; Elastix - 23 a 25/07 São Paulo; Telefonia IP com Asterisk/Elastix - 04 a 08/08 Aracaju; Elastix - 13 a 15/08 Belém; Telefonia IP com Asterisk/Elastix - 18 a 22/08 Online e Telefonia IP com Asterisk/Elastix - 25 a 29/08 Curitiba. Contatos treinamentos@innovus.com.br” [referência: elastixbrasil.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

O Movimento Software Livre Morreu. Longa Vida ao Movimento Software Livre!

Tags: opiniao

Fazia um bom tempo que eu não lia material do Pablo Lorenzzoni sobre o movimento software livre, mas o texto “O Movimento Software Livre Morreu. Longa Vida ao Movimento Software Livre!” compensou a ausência.

Nele o Pablo constroi uma resposta aos debates recentes sobre Software Livre versus Código Aberto a partir da observação de que grande parte dele foi construída a partir de uma contraposição entre Comunismo e Capitalismo, como se cada um dos movimentos de software fosse representante de um desses modelos.

Ele caracteriza como falso dilema esse atrito de um dos movimentos contra o outro, identifica o ponto central da diferença de visão entre eles, alinha as 4 liberdades aos 10 critérios da definição de open source, observa que o acesso a serviços caracterizados como inimigos da liberdade e da privacidade ocorre porque eles atendem a uma demanda, e que não se pode confundir o enfraquecimento e diluição da importância do desktop para a computação pessoal com uma morte ou redução do valor dos softwares livres, ainda que os movimentos que colocavam a conquista do desktop como seu principal alvo possam mesmo estar morrendo.

Leitura recomendada: “O Movimento Software Livre Morreu. Longa Vida ao Movimento Software Livre! – Nardol”.

Via www.nardol.org:

Assistindo ao debate “Morreu o Movimento Software Livre no Brasil?”, do FISL15, resolvi compilar diversos pontos que foram marginalmente abordados no debate e que flutuam na minha cabeça há algum tempo, merecendo um aprofundamento nesse contexto.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Estoque de IPv4 no Brasil entra em 'terminação gradual'

Tags: mercado

Prevejo que administradores de rede com experiência em configurar, diagnosticar e solucionar problemas em conexões IPv6 logo estarão em grande demanda no país.

Via computerworld.com.br:

Hoje, dia 10 de junho de 2014, três anos após a Ásia e quase dois anos depois a Europa, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável pelo registro nacional de endereços IP para o Brasil, em conjunto com o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC), declaram que o estoque de endereços IPv4 atinge o limite previsto, considerando o determinado pela política regional para a fase de esgotamento deste recurso.

Isso representa o início da fase de “terminação gradual”, após mais de duas décadas de alocações de endereços IPv4 no Brasil. “A partir do momento em que o estoque IPv4 chegou perto do esgotamento na região, adotou-se um estoque único. Com isso, houve aumento da transparência na atribuição de recursos. Quando o estoque da região termina, o estoque do Brasil também chega ao fim”, relata.

A partir deste momento, organizações no Brasil poderão receber, no máximo, 1024 endereços IP (equivalente a um prefixo /22) a cada seis meses, mesmo que justifiquem a necessidade de blocos maiores.

Para esse processo de terminação gradual foi reservado o equivalente a dois milhões de endereços IPv4 através de uma política proposta e aprovada pela própria comunidade internet.

Uma vez acabado este estoque, existirão ainda dois milhões de endereços IPv4 que serão distribuídos somente para novos solicitantes, limitados a uma única alocação por solicitante de, no máximo, 1024 endereços.

É importante destacar que esse momento já vinha sendo anunciado e esperado há bastante tempo, mas não deixa de ser um marco importante.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Civilization V agora está disponível para Linux

Tags: jogos

Agora os usuários de Linux também poderão liderar uma civilização desde a pré-história até o futuro com o Sid Meier's Civilization V.

Enviado por Erik Chendo (qrcyenΘgmail·com):

“Agora é oficial… Civilization V está disponível para Linux

PS: Todos os DLCs também estão portados…” [referência: store.steampowered.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

The Witcher 3 está disponível para ‪Linux‬

Tags: jogos

Enviado por O Sombra:

“The Witcher 3 virá portado para SteamOS. Quem visitou a Loja da Steam durante essa semana se deparou com o banner oficializando a chegada do Witcher 3 para SteamOS (linux)” [referência: gameswelt.de]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instalando ZFS no Debian Jessie (testing)

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Flavio Menezes dos Reis (flaviomreisΘgmail·com):

“Esperava ser simples, conforme exposto no artigo para instalar o ZFS no Debian em [zfsonlinux.org/…]. Então para contornar os problemas de compilação dos módulos ZFS e SPL empacotados, resolvi compilá-los conforme explica o artigo em [graymatterboundaries.com/…] e resolver alguns probleminhas que não são abordados pelo artigo [bernaerts.dyndns.org/…].” [referência: http:]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Conheça o NtopNG: a evolução do ntop

Tags: distribuicoes

Enviado por Ricardo Pinheiro (ricardoΘmundotibrasil·com·br):

“NTOPNG é a próxima geração do ntop, um analizador de tráfego de rede que mostra o uso, semelhante ao que o comando top faz no Unix. ntop é baseado na biblioteca libpcap e tem sido escrito de uma forma portátil para executar virtualmente em todas as plataformas Unix, MacOSX, GNU/Linux, e no Windows também.

No post demonstro a compilação e configuração do NTOPNG para as distribuições Debian e Ubuntu.” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

MobCamp: Inscrições abertas, aproveite valores promocionais

Tags: evento, comunidade

Enviado por Dextra (mktΘdextra·com·br):

“O MobCamp 2014 é um evento para o compartilhamento de conhecimento sobre desenvolvimento Mobile entre profissionais de TI de Campinas e região. Uma oportunidade de relacionamento entre os participantes, para fazer novos contatos e trocar experiências com a comunidade.

Confira os palestrantes já confirmados no MobCamp 2014: [mobcamp.com.br/…]

Aproveite valores de 1o. lote com desconto! Faça sua inscrição agora! [mobcamp.com.br/…]” [referência: mobcamp.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Conferência Agile Brazil 2014 abre chamada para receber trabalhos

Tags: evento

Enviado por Lucas Adiers Stefanello (lucasΘdialetto·com·br):

“Maior conferência brasileira de métodos ágeis, a Agile Brazil 2014, será realizada de 05 a 07 de novembro, no Centro de Eventos da ACM, em Florianópolis (SC)

Maior conferência brasileira de métodos ágeis, a Agile Brazil 2014, está recebendo submissões de trabalhos pelo site [agilebrazil.com./…] A conferência será realizada de 05 a 07 de novembro, no Centro de Eventos da ACM, em Florianópolis (SC). O evento reúne os maiores nomes do ágil mundial, bem como diretores e membros do board da Agile Alliance Brazil e da Agile Alliance nos Estados Unidos.

As submissões podem ser enviadas em diversos formatos, como Relatos de Experiência (25 minutos), Mão na Massa (80 minutos), Palestra Tradicional (50 minutos) e Duelos (15 + 15 + 20 minutos). Este último formato é uma inovação da edição de 2014, fortemente inspirada nos TrendTalks do AgileTrends, que tem o objetivo de incentivar o pensamento crítico e promover discussões que, trazem novos insights mesmo aos agilistas mais experientes. É uma submissão única com dois palestrantes defendendo pontos opostos por 15 minutos cada, seguidas de 20 minutos de debate com o público presente. Fishbowls e Open Spaces também terão seu espaço na programação do Agile Brazil 2014, mas estes serão propostos ad-hoc por participantes da conferência, durante a conferência.

A Agile Brazil 2014 está em sua 5ª edição, será realizada na capital catarinense pelo importante destaque tecnológico da região e terá trilhas de interesse geral, voltadas ao desenvolvimento de softwares e testes, gestão, coaching, ensino, facilitação de processos, UX, análise e design de produtos, inovação e empreendedorismo. Métodos ágeis vêm sendo cada vez mais adotados por empresas privadas e públicas - agências e órgãos de governo de países como Brasil, Estados Unidos e Inglaterra já começaram a trabalhar com iniciativas de agilidade. Em 2014, o Agile Brazil torna-se a primeira conferência oficial da Agile Alliance fora dos EUA, tendo tornado-se a conferência de métodos ágeis mais relevante do hemisfério sul.” [referência: agilebrazil.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Smartphone Meizu MX3 com Ubuntu Touch deve ser anunciado amanhã

Tags: distribuicoes, pos-pc, ditador-benevolente

Enviado por Cleiton Lima (espaco_liberdadeΘyahoo·com·br):

“E não só de Copa do Mundo viverá o planeta Terra durante esta semana, também acontecerá a Mobile Asia Expo 2014. E o que você tem com isso? Pois bem, no dia 11 - próxima Quarta-Feira - a Meizu planeja anunciar o MX3 com Ubuntu Touch.

Durante o MWC 2014 a Canonical havia anunciado que a Meizu e a Bq seriam as duas primeiras fabricantes a criar smartphones que rodassem o Ubuntu Touch. Pouco menos de seis meses depois, parece que a empresa de Mark Shuttleworth vai entrar de verdade no mercado mobile.

O Ubuntu Touch ainda não é considerado estável o suficiente para ser utilizado comercialmente, mas por conta do anúncio que será feito pela Meizu os desenvolvedores devem trabalhar em uma “versão” separada, que será focada em correção de bugs e melhoria de estabilidade.

E não são só os bugs. A Canonical também precisará contornar a falta de aplicativos para seus sistema mobile. Segundo a fonte, ainda não existe muita coisa além dos aplicativos básicos. Shuttleworth havia afirmado que até o lançamento, os 50 melhores aplicativos para Android e iOS estariam disponíveis. Vamos ver se a profecia do dono da empresa se confirma.

O Meizu MX3 tem tela de 5.1” com resolução de 1800x1080, processador Samsung Exynos 5410 Octa-Core, GPU PowerVR SGX, 2GB de RAM, 16GB de espaço para armazenamento de arquivos e câmera de 8 megapixels. O Ubuntu Touch atualmente é baseado no Ubuntu 14.10.” [referência: espacoliberdade.blog.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Inscrições Abertas Latinoware 2014

Tags: evento

Enviado por Marcos Siríaco Martins (siriacoΘlatinoware·org):

“A Coordenação da Latinoware 2014 - XI Conferência Latino-Americana de Software Livre tem o prazer de informar que as inscrições já estão abertas. acesse: [lapsi.latinoware.org/…] O prazo para efetuar a inscrição online é até 04 de outubro. Após essa data, só poderão ser efetuadas inscrições no dia do evento. Não perca tempo, inscreva-se ainda hoje para a Latinoware 2014 e aproveite o desconto!” [referência: lapsi.latinoware.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Chat: Sigram - Um novo cliente Telegram para Linux

Tags:

Enviado por Guilherme Oliveira (guisoliverΘgmail·com):

“Para quem andou acompanhando nos últimos meses os sites de tecnologia, o Telegram foi criado com o propósito de ser um messenger similar ao WhatsApp e com foco na segurança dos dados trafegados.

Tendo em vista que o Telegram é livre, podemos utilizá-lo nos mais diversos dispositivos, sistemas operacionais e serviços.

Considerando a rápida popularização deste protocolo, vale a pena dar uma olhadinha neste novo programa.” [referência: labs.sialan.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Visão computacional: produto brasileiro Certiface em parceria com a Intel

Tags: video, comunidade, boacabelo

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):

“Este post não tem nada haver com software livre e sim o objetivo de agradecer muitas pessoas da comunidade de software livre que sempre me incentivaram no trabalho com o produto Certiface da empresa NETi TECNOLOGIA passa a se chamar OITI.

Como também a divulgação e/ou resultado de um extenso trabalho sério através de um vídeo empresarial referente ao sucesso da parceria com a Intel, mencionando sobre os recursos do do produto/serviço na plataforma móvel com processadores e recursos computacionais Intel, como também, o uso de instruções primitivas dos processadores para maior desempenho com algoritmos de visão computacional para identificação da face, tipo de documento e outros recursos utilizando redes neurais multi-camadas para resolução da taxa de Falso Positivo da biometria de reconhecimento facial.” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Primeira lição do curso de Maven já está disponível

Tags: curso

Enviado por Cleuton Sampaio (cleuton·sampaioΘgmail·com):

“O Curso de Maven do "Bom Programador" já está disponível, com a primeira lição publicada. É simples, prático e completo, com demonstração em vídeo e exercícios.” [referência: obomprogramador.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Montando um ambiente de programação Java SE em seu Ubuntu 14.04 LTS

Tags: instalar, distribuicoes, comunidade

Enviado por João Fernando Costa Júnior (joaofernandoΘespiritolivre·org):

“Ao planejar este tutorial, constatei com uma breve pesquisa de que muitos ao migrar para distribuições GNU/Linux tem sofrido dificuldade quanto a levantar um ambiente de programação funcional.

Visto que essa dificuldade tem grande impacto no dia a dia do estudante, este tutorial vem para facilitar a criação deste ambiente em uma plataforma GNU/Linux muito simples e conhecida por todos deste meio. Utilizaremos a versão mais nova do Ubuntu 14.04 LTS e para quem ainda não conhece esta distribuição, segue o link oficial para download e maiores informações sobre o projeto.

Site oficial do projeto: [ubuntu.com/…] aqui você encontra todas as informações para download.

Site comunidade Ubuntu BR: [ubuntu-br.org/…] aqui você encontra todo suporte desta distribuição porém tudo em português :)~

Então vamos lá, para este tutorial fiz uma instalação limpa do Ubuntu 14.04 Lts 32-bits em uma máquina virtual, a única alteração feita foi a atualização do sistema.

Para a programar em java, temos uma IDE muito conhecida e muito completa, ao qual utilizo em meu dia a dia sem quaisquer dificuldades, chamada de NetBeans e mais as bibliotecas java o JDK. (...)” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]