Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Chamada de palestrantes para o PGDay Campinas 2014

Tags: evento, banco-de-dados, comunidade

Enviado por Dextra (mktΘdextra·com·br):

“Seja um palestrante no PGDay Campinas 2014. Envie sua palestra com os seus dados completos até o dia 20 de Julho. Você pode submeter mais de um trabalho se desejar. Nossa comunidade irá eleger os melhores conteúdos para serem apresentados no PGDay Campinas 2014.

O PGDay Campinas 2014 ou "Dia PostgreSQL", é um evento de compartilhamento de informações sobre o banco de dados PostgreSQL entre profissionais de TI e usuários de Campinas e região. Um evento de alto nível, com oportunidade de relacionamento entre os participantes, fazendo novos contatos e trocando experiências.” [referência: pgdaycampinas.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Valve autoriza mais 36 jogos para Linux na Steam

Tags: jogos

Na mais recente fornada de jogos incluídos na loja on-line Steam, 36 já estão confirmados para Linux. São eles:

  • Age of Conquest
  • Armillo
  • Black Ice
  • Boo Bunny Plague
  • Boot Hill Heroes
  • BossConstructor
  • DROD: Gunthro and the Epic Blunder
  • Defense Zone
  • Ensign-1
  • Futuridium EP
  • Gender Bender DNA Twister Extreme
  • Insomnia
  • Isaac The Adventurer
  • Island Forge
  • Jimmy Vs Zombies : Special Edition
  • Mort The Intern
  • My Ex-Boyfriend the Space Tyrant
  • Neocolonialism
  • Pixel Hunter
  • Planetship
  • RC Mini Racers
  • Saga Heroes
  • Spheritis
  • Spirits of Xanadu
  • Splee & Glob: Monster Defense
  • Sproggiwood
  • Streets of Fury EX
  • The Deer God
  • The Hive
  • The Hunt
  • The Last Extinction
  • The Masterplan
  • Tiestru
  • Tormentum - Dark Sorrow
  • Vision Runner
  • Voidspace

(via www.gamingonlinux.com - “Valve Has Greenlit 36 More Linux Games For Steam | GamingOnLinux”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

ANAC da Argentina e 4 províncias de lá pretendem aderir ao Expresso V3

Tags:

Via www.linuxnewmedia.com.br:

Depois do Brasil e do Uruguai, a Argentina é a mais nova usuária do Expresso V3. De acordo com Daniel Coletti, presidente da Câmara Argentina de Empresas de Software Livre (Cadesol), que liderou estudo encomendado pelo governo daquele país para avaliação de diversas soluções de correio eletrônico, a Cadesol fez a opção pelo Expresso V3, solução desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

“Ainda em 2013, contextualizado pelo cenário de espionagem e acessos indevidos aos sistemas de comunicação por agências de inteligência estrangeiras, o governo argentino também sentiu necessidade de salvaguardar a segurança da informação. Assim analisamos diversas soluções sob múltiplos pontos de vista e a nossa escolha foi pelo Expresso V3, considerando desde a facilidade de instalação e migração das atuais contas”, ressalta Coletti.

A comunidade argentina em torno da solução Expresso V3 ainda está em formação e pretende agregar mais funcionalidades à ferramenta, como por exemplo módulos integrados de outras soluções como o Moodle (um software livre, de apoio à aprendizagem). “Não há na Argentina nenhum software comercial que atenda todas as necessidades, e a eficácia e segurança do Expresso já pode ser atestada pelo Serpro, que administra hoje quase 50 mil contas no Expresso V3”, diz.

Ainda segundo Coletti, o Expresso V3 será implantado inicialmente na Administração Nacional de Aviação Civil (Anac) do país, que possui cerca de 3 mil usuários, além de nos governos de Santiago Del Estero, Chubut, Santa Cruz e Neuquén.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo conselho da comunidade Ubuntu-BR busca um foco mais técnico

Tags: distribuicoes, comunidade

Desejo sucesso!

Enviado por Ayrton Araújo (ayrtonΘubuntu·com):

“Uma nova formação para o conselho da comunidade Ubuntu-BR foi realizada e agora conta com os seguintes membros: - Ayrton Araújo - Fábio Nogueira - Rodrigo Belém.

Uma das propostas da nova gestão é a formação de times na comunidade brasileira de Desenvolvimento, DevOps e Automação de Testes. Além disso, estreitar o relacionamento com comunidades e fundações, visando incentivar o uso do Ubuntu para criação de código e conteúdo destinados também a outros projetos de código aberto. Para isso, serão realizados dojos, maratonas e uma força tarefa será mobilizada para produzir conteúdo técnico em português do Brasil, a fim de auxiliar na formação de novos colaboradores com skills para atuarem nesses times. (DevOps, Automação de Testes e Desenvolvimento de Software).

Ayrton comenta que o Ubuntu está cada vez mais sólido e maduro como plataforma de desenvolvimento e criação de conteúdo, além de ser uma excelente opção para computação na nuvem. Reforçando a necessidade por aproximação com a sociedade de um jeito mais prático, útil e menos filosófico, assim como atrair colaboradores que compartilhem dessa mesma visão.” [referência: wiki.ubuntu-br.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo artigo sobre Segurança Ofensiva e novos webinars disponibilizados

Tags: patrocinador, evento, curso, falha, vulnerabilidade

Enviado por Guilherme Pereira (guilhermeΘclavis·com·br):

“Recentemente, a Clavis divulgou 4 novos webinars. O primeiro destes, o 19º webinar – Webinar # 19 – Teste de Invasão em Redes sem Fio – foram apresentados conceitos sobre redes sem fio e suas características. Foram também demonstradas ferramentas para obtenção de informações específicas e os riscos de uso de alguns tipos de rede sem fio e programas para criação de falsos Access Points, além de técnicas que podem ser usadas para obter informações dos possíveis alvos.

O 20º webinar – Webinar # 20 – As Principais Vulnerabilidades em Aplicações Web – OWASP Top 10 – teve como objetivo apresentar a mudança em relação as falhas mais críticas encontradas em aplicações webs nestes últimos 3 anos, apresentadas no projeto OWASP Top 10, e quais pontos ainda continuam persistentemente vulneráveis no que tange aplicações web.

Foi também divulgado o vídeo do 21º webinar intitulado “Webinar # 21 – Análise Forense de Redes” Este webinar teve como objetivo apresentar os principais assuntos da ementa do curso Análise Forense de Redes EAD da Clavis, abordando com detalhes as 3 fases distintas envolvidas nas atividades destes tipos de análise: Instalação do “Grampo” Digital, Captura de tráfego e Análise dos dados capturados, além de técnicas e informações complementares atualizadas.

E, por último, o "Webinar # 22 – CHFI v8 – Certificação Computer Hacking Forensic Investigator" onde foram apresentados os principais assuntos da ementa do curso oficial da Certificação EC-Council CHFIv8 – Computer Hacking Forensic Investigator EAD da Clavis. A certificação CHFI prepara o profissional para detectar ataques consumados de um usuário malicioso e extrair adequadamente as evidências para a comprovação do crime cibernético, assim como para a condução de auditorias que visam prevenir futuros ataques.

A Clavis também publicou em sua página eletrônica o artigo "Segurança ofensiva: o ponto de vista do atacante” com o foco em elucidar uma das formas mais práticas e ativas – e nem sempre corretamente compreendida – de análise das condições de segurança oferecidas pelo mercado, o artigo apresenta o propósito, vantagens e objetivos desta prática cada vez mais adotada pelas empresas.

Até os próximos artigos e webinars! =)” [referência: blog.clavis.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Opinião do leitor: Será mesmo que você usa software livre?

Tags: drivers, office, instalar, distribuicoes, bom-doutor, video, comunidade

Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br):

“Aqui em nossas terras tupiquinis tivemos uma grande disseminação do software livre principalmente pelos programas de inclusão digital que se iniciaram à uns sete anos atrás e pela adoção de algumas camadas governamentais. As comunidades começaram a pipocar na rede e o bom trabalho das distros user-friend começaram a consolidar o sistema operacional Gnu/Linux como viável e não somente a opção "Gratuita" como muitos pensavam.

Acontece que a atenção ao conceito de software livre tem se dissipado aos poucos. Distribuições são carregadas de software proprietário (Plugins, módulos - Drivers, aplicativos) além de uma busca incansável de alguns para a compatibilidade com os padrões proprietários.

Eu acredito na filosofia do Software livre e na fundação FSF. Não sou radical como Stallman, mas concordo em muito com ele sobre o uso cada vez maior de apps proprietários nas distribuições de "Software livre".

Atualmente estou usando a distribuição 100% livre Trisquel; para isto, tive que comprar um adaptador wifi externo porque meu notebook Samsung vem com uma placa que só funciona com driver proprietário (Centrino) e eu optei em não aceitar isto.

Eu poderia colocar um repositório do ubuntu e instalar o dito cujo; mas neste caso, estaria apoiando a empresa que continuaria criando soluções fechadas para seus produtos. Uso a maior ferramenta que tenho disponível contra esta atitude "proprietária", não consumo mais seus produtos fechados.

Usar uma distribuição deste modo exige buscar alternativas para o dia-a-dia, mas com mais usuários e apoio aos desenvolvedores, estas alternativas são aceleradas. Por exemplo: O Gnash está excelente na minha opinião para assistir vídeos em flash (Site do youtube por exemplo); além disto, faço parte de um grupo que acessa o www.youtube.com.br/html5 - Quanto mais usuários, maior será a atenção do google em converter seu formato atual.

Aqui na rede, alterei a visualização dos vídeos (que antes só carregavam em um applet) de modo que agora consigo ver os vídeos com o gnash (antes não era possível).

Converti meus vídeos e músicas para um formato livre e tive uma grande surpresa em diminuir o tamanho de um vídeo de 64 mb para 16mb e perceber a mesma qualidade. (Mp4 para Ogv).

Às vezes eu observo alguns usuários instalando o playonlinux, rodando o Microsoft Office, instalando o Skype, rodando até o IE pelo wine e me pergunto: Por quê ele não migra de vez para o Windows?

Se você utiliza software livre pela liberdade, observe se sua distribuição é compatível com o que você acredita e prega. Muitos usam Gnu/Linux porque acham seguro, rápido e estável e não estão nem ai se é software livre ou não (Eu respeito isto); mas se você carrega seu sistema com wallpaper (Sou livre! uso Gnu/Linux) e está aprisionado a um módulo (Wifi) por exemplo. Reveja seus conceitos.” [referência: rede.tux4.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

O Raspberry Pi é open hardware? Resposta curta: NÃO!

Tags: pos-pc, comunidade

Enviado por EverPi (everpiΘtsar·in):

“Tenho visto diversos equívocos ao longo do tempo de pessoas citando que o Raspberry Pi é open hardware/hardware livre. Sites grandes, pequenos, nacionais e estrangeiros fazendo citações do tipo enquanto alguns poucos realmente citam o correto.

O Raspberry Pi não é open hardware e eu não sei exatamente de onde retiraram essa idéia. Talvez o fato da forte influência em torno da comunidade opensource/open hardware e a utilização de software livre tenha desencadeado isso.” [referência: blog.everpi.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

MakeHuman – Testes com reconstrução facial e evolução humana

Tags: jogos, gente-que-faz

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Lembro-me que no final de 2011 comprei um livro clássico de arte forense chamado Forensic Art & Illustration. Depois de estudar o processo de reconstrução facial resolvi aplicá-lo em um crânio adquirido a partir de uma tomografia e para a minha felicidade fui bem sucedido na experiência. O grande desafio veio depois, ao compartilhar a técnica e ver que não era fácil fazer outras pessoas replicá-la. Felizmente apareceu o MakeHuman e virou o jogo.

Agora temos uma elegante suite de modelagem baseada em software livre que oferece a qualquer interessado uma possibilidade clara de aprender como funciona e como aplicar o processo de reconstrução facial.

Segue o link: [ciceromoraes.com.br/…]

Boa leitura!” [referência: ciceromoraes.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Série de Artigos sobre Zentyal Server – Parte 02 – Criação de Infraestrutura de Rede com: DNS, DHCP e NTP

Tags:

Enviado por Gilberto Ferreira (gilberto·ferreiraΘkonnectati·com·br):

“Neste segundo artigo sobre Zentyal Server, iremos configurar alguns serviços relacionados a Infraestrutura de rede, sendo eles DNS, DHCP e NTP. Confira!” [referência: blog.konnectati.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

OneDrive no Linux: como sincronizar com o cliente não oficial OneDrive-D

Tags: instalar, distribuicoes, desenvolvedores

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“e você tem uma conta OneDrive e quer sincronizar ela no Ubuntu, veja aqui como instalar e usar o OneDrive no Linux.

Agora que o OneDrive está disponibilizando 15GB gratuitamente, esse serviço tornou-se bem mais atraente. E quem usa Linux pode utilizá-lo em seu desktop com uma pequena ajuda do OneDrive-D.

OneDrive-d é um projeto open source no github que pretende desenvolver um daemon Linux para o serviço de armazenamento da Microsoft, o OneDrive (anteriormente chamado de SkyDrive). O programa é principalmente escrito em Python e complementada por scripts shell bash. A API é baseada em projeto de Mike Kazantsev python-onedrive. Com isso, graças ao código aberto, os usuários do Ubuntu agora são capazes de sincronizar o conteúdo com o serviço da Microsoft, já que por enquanto, não há nenhum cliente oficial do OneDrive no Linux.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Inkscape: vídeo-aula 03 - Alinhamento

Tags: video

Enviado por Marcello de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com):

“Nesse vídeo vamos aprender um pouco sobre alinhamento. Vamos também começar a criar ilustrações mais elaboradas, e como exemplo vamos reproduzir o Escudo do Capitão América.” [referência: youtube.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso LPIC-1 + Comptia Linux de graça (Videos semanais)

Tags: curso, video

Enviado por Juliano Ramos (juliano·tecnologialivreΘgmail·com):

“Olá caros leitores do Br-linux; estamos na segunda aula do curso on-line e gratuito LPIC-1 101. Os vídeos podem ser acessados diretamente do canal do youtube: [youtube.com/…]

No entanto, na rede social Linux (http://www.rede.tux4.com.br) você tem um fórum com apostilas e complemento as aulas. O objetivo é lançar de 1 a 2 vídeos por semana (O que dá tempo de você estudar o que aprender).” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Microsoft coloca seu SDK do formato OOXML no Github com licença livre, e o LibreOffice vai usar

Tags:

OOXML é o formato de documentos das versões recentes do Word, Excel e Powerpoint (arquivos docx, xlsx e pptx), e é também um padrão ISO para arquivos, aprovado algum tempo depois da aprovação do formato ODF, da Document Foundation (e característico do OpenOffice e de seus descendentes).

E agora o SDK (kit de desenvolvimento de software) da Microsoft para o OOXML está no GitHub, sob a licença livre Apache 2.0.

Isso significa que quem quiser suportar os formatos da Microsoft em programas livres pode contar, a partir de agora, com as bibliotecas e definições oficiais da própria criadora.

O desenvolvedor Michael Meeks, da Collabora (LibreOffice) publicou uma lista de perguntas e respostas sobre esse anúncio da Microsoft, incluindo a informação de que o LibreOffice não vai substituir o seu suporte existente ao OOXML pelo da Microsoft, por razões técnicas, mas que vai usar esse novo SDK livre no seu sistema de validação de formatos, para comparar os arquivos gerados pelo sistema interno do LibreOffice aos gerados pelo SDK da MS.

Ele acrescenta que se eles tiverem alguma correção para o SDK, provavelmente tentarão submetê-las à Microsoft, via Github. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Microsoft Open-Sources Its OOXML SDK”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Compacto de notícias sobre a reconstrução de Santo Antônio com Blender e SL

Tags: evento, gente-que-faz, video

Parabéns pelo resultado e pela repercussão, Cícero!

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Caros amigos,

Assim que voltei da Itália onde apresentei a face de Santo Antônio reconstruída com o Blender e outros softwares livres, recebi seguidamente pedidos para criar um compacto de reportagens onde citassem meu nome para que esse material fosse apresentado em palestras, releases, honrarias e afins.

Das 32 reportagens que encontrei, escolhi as 18 que julguei mais emblemáticas e comprimi em um vídeo com entrevistas apresentadas em três idiomas: português, italiano e inglês.

Segue o link: www.youtube.com/watch?v=_nO9kDnZxGE

Quem acompanhou esse projeto sabe que não o executei sozinho, essa vitória é de todos aqueles que apreciam o software livre e compartilham o conhecimento.” [referência: youtube.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Droidcam: Use um dispositivo Android como webcam

Tags: instalar, distribuicoes, pos-pc

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Está precisando de uma webcam? Instale o DroidCam no Ubuntu e use seu dispositivo com Android como uma webcam.

DroidCam é uma ferramenta que permite usar um dispositivo Android como uma webcam sem fio, que pode ser usado a partir de seu desktop (Linux ou Windows) para conversar no Skype, Google+ e assim por diante, usando o “DroidCam Webcam” no seu computador, com som e imagem. Ele pode se conectar pela Wifi, Bluetooth ou cabo USB. Além disso, ele é simples e eficiente, pois foi projetado para economizar bateria e espaço, tanto quanto possível.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]