Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Microsoft coloca seu SDK do formato OOXML no Github com licença livre, e o LibreOffice vai usar

OOXML é o formato de documentos das versões recentes do Word, Excel e Powerpoint (arquivos docx, xlsx e pptx), e é também um padrão ISO para arquivos, aprovado algum tempo depois da aprovação do formato ODF, da Document Foundation (e característico do OpenOffice e de seus descendentes).

E agora o SDK (kit de desenvolvimento de software) da Microsoft para o OOXML está no GitHub, sob a licença livre Apache 2.0.

Isso significa que quem quiser suportar os formatos da Microsoft em programas livres pode contar, a partir de agora, com as bibliotecas e definições oficiais da própria criadora.

O desenvolvedor Michael Meeks, da Collabora (LibreOffice) publicou uma lista de perguntas e respostas sobre esse anúncio da Microsoft, incluindo a informação de que o LibreOffice não vai substituir o seu suporte existente ao OOXML pelo da Microsoft, por razões técnicas, mas que vai usar esse novo SDK livre no seu sistema de validação de formatos, para comparar os arquivos gerados pelo sistema interno do LibreOffice aos gerados pelo SDK da MS.

Ele acrescenta que se eles tiverem alguma correção para o SDK, provavelmente tentarão submetê-las à Microsoft, via Github. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Microsoft Open-Sources Its OOXML SDK”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados