Como começar a construir sites em Linux com Django
Enviado por Leo (leoΘtecharena51·com):
Enviado por Leo (leoΘtecharena51·com):
Enviado por Tales A. Mendonça (talesamΘgmail·com):
Clique no link para continuar a leitura: [talesam.org/…]” [referência: talesam.org]
Enviado por Diego Sueiro (diego·sueiroΘembarcados·com·br):
Além do aumento da quantidade de RAM, do aumento do clock de processamento e da quantidade de núcleos, o core ARM evoluiu da família ARM11 para a Cortex A7. Segundo a fundação isso trará ao menos um aumento de performance em 6x comparado a versão B+. E o Raspberry Pi 2 B continuará custando a mesma bagatela de USD35,00.” [referência: embarcados.com.br]
Além de trazer algumas melhorias de compatibilidade comos formatos OOXML (.docx e seus amigos), o LibreOffice 4.4 inclui ainda as fontes Carlito e Caladea, alternativas abertas às fontes Calibri e Cambria, das versões recentes do MS Office.
Outras novidades incluem melhorias de interface que reduzem redundâncias entre os diversos paineis e menus do aplicativo, e a exibição de opções e modelos de documento na tela de início. (via www.pcworld.com - “LibreOffice gets a streamlined makeover, native alternatives for major Microsoft fonts | PCWorld”)
Um jogo de xadrez feito na década de 1980 para a minúscula RAM do Sinclair ZX-81 (cujo clone nacional era o TK82-C) manteve por 33 anos o recorde de ser o menor software de jogo de xadrez já feito, rodando em 1KB de RAM.
Agora o autor do BootChess (veja o código-fonte) reivindica para si o recorde, pois sua implementação cabe em 512 bytes. Mas sua vitória ainda não está consolidada e nem grandemente reconhecida, especialmente porque o BootChess não permite o roque, além de eventualmente produzir jogadas ilegais. (via www.theregister.co.uk - “ZX81 BEATEN at last as dev claims smallest Chess code crown • The Register”)
Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):
Esse post trata de um vídeo realizado no escopo do programa catalisador da Wikimedia no Brasil, com apoio institucional da Ação Educativa e o financiamento da Wikimedia Foundation. Espero que ele venha inspirar meus colegas artistas e modeladores do universo 2D e 3D para que participem desse movimento e colham frutos dessa parceria tão bacana. Vale muito a pena dar uma força a essa plataforma, seja pela satisfação pessoal ou mesmo os contatos comerciais que com certeza irão surgir. O que está em jogo aqui é o conhecimento da humanidade e cada um pode efetivamente fazer a sua parte, que pode ser um grão de areia em um oceano, mas com certeza vai fazer toda a diferença para os indivíduos que precisam desse conhecimento.
Link: [ciceromoraes.com.br/…]
Um grande abraço!” [referência: ciceromoraes.com.br]
Enviado por Alexandre Vicenzi (vicenzi·alexandreΘgmail·com):
Nesta Terça (27/01) foi liberada a versão 0.91 do Inkscape, esta versão traz uma lista gigante de melhorias.” [referência: blog.butecopensource.com]
Enviado por Wladimir Crippa (wladimirΘwladimir·com·br):
Rodar Linux e Chrome OS de forma paralela não é nenhuma novidade, afinal o SO do Google é baseado no Linux. A diferença está no fato de não mais ser necessário instalar o Linux em uma máquina virtual.” [referência: nerdices.com.br]
Enviado por Og Maciel (omacielΘogmaciel·com):
Eu descobri o SobreCervejas meio que por acaso um dia, quando eu olhava posts aleatórios no Instagram. No meio de um monte de selfies e fotos meio que sem muito sentido, eis que me deparei com uma foto de uma cerveja com uma aparência bem atraente :) Cliquei na foto e fui surpreendido por uma resenha super profissional que apresentava o perfil completo da cerveja. Fiquei curioso a fui olhar as outras fotos que mostraram o mesmo resultado: fotos muito bem tiradas com resenhas super informativas!
O entrevistado de hoje é o Diego Rodrigo Santos, criador do SobreCervejas, um projeto super bacana e de excelente qualidade e bom gosto!
Durante nosso bate-papo conversamos sobre o como que o projeto foi criado, como que ele consegue acesso a (grande) variedade de cervejas que ele apresenta, sobre o processo de degustação, e por quê é importante usar o copo certo para poder saborear uma cerveja. Ele também nos conta sobre os planos futuros do projeto e quais são as suas cervejas preferidas no Top 5!” [referência: castalio.info]
Enviado por Paulo Oliveira (comercialΘlinuxsolutions·com·br):
Sabe aquele bug sério na Glibc, encontrado e consertado no início desta semana? O Google já sabia dele em 2014, consertou no Chrome OS há cerca de 10 meses, só que aparentemente deixou de comunicar isso aos mantenedores e a outros sistemas usuários da Glibc.
Não é bonito, seja o que for. Mas é cedo para culpar o Google de alguma má intenção (ao menos no momento em que escrevo): o autor do commit que resolveu especificamente este bug (no Chrome OS) em abril do ano passado foi contatado e talvez tenha alguma boa explicação, quando responder. (via news.softpedia.com - “Google Fixed GHOST Exploit in Chrome OS in 2014 and Didn't Tell Anyone - Softpedia”)
Boa parte da eficiência do esforço de otimização é identificar que partes do programa são as que mais ocupam tempo de execução e merecem, assim, maior atenção. Esse tipo de análise é o objetivo dos profilers, e este artigo da revista LinuxUser apresenta e explica como usar 2 opções de profiler que estão ao alcance dos desenvolvedores em Python no Raspberry Pi. (via www.linuxuser.co.uk - “Optimising Raspberry Pi code | Linux User & Developer - the Linux and FOSS mag for a GNU generation”)
O formulário de inscrição não informa, mas vi em material do Technovation referências ao uso do MIT App Inventor para gerar programas que rodam no Android.
Via idgnow.com.br:
Neste sábado, 31, garotas de 10 a 18 anos que estiverem em São Paulo poderão participar do 'Hackday 2015' promovido pelo Technovation Programaê!
A iniciativa integra o Technovation Challenge, concurso global de desenvolvimento de aplicativos voltado exclusivamente para meninas e que reúne, anualmente, jovens do mundo inteiro para competir por uma vaga em etapa final, disputada na Califórnia.
No caso do workshop gratuito, o evento é destinado a estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. As vagas são limitadas para 70 meninas e as inscrições podem ser feitas por meio do link. O cadastro é gratuito.
O workshop terá duração de três horas e será realizado na sede do banco Goldman Sachs, no bairro Itaim. Lá, estudantes serão apresentadas à conceitos de ideação, prototipação e programação. Os grupos serão formados por 3 a 5 meninas e terão a supervisão de mentoras e coordenadoras. Vagas para mentoras também estão abertas.
A ideia é que ao final do dia, as participantes consigam desenvolver um aplicativo que se proponha a resolver um problema social.
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Enviado por Marcos Paulo de Souza (marcos·souza·orgΘgmail·com):
O Fedora 23 já tinha algumas metas ambiciosas, como ter seu suporte somente para 64-bits, e agora desejam utilizar o Wayland como servidor gráfico padrão.” [referência: blog.butecopensource.com]