Aniversário de 25 anos do Linux com desconto de 25% em todos os treinamentos online Escola Linux
Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br)
Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br)
Mantive o título enviado pelo Ricardo, bem como o texto dele (abaixo), mas quero fazer um apontamento: creio que a ideia exposta pelo Linus precisa de um pouco mais de palavras para ser descrita, para evitar dar a ideia de que ele ingenuamente espera que essas mesmas pessoas que hoje atacam o código mudem de lado.
Ao elogiar o quanto são inteligentes as pessoas que encontram falhas de segurança nos sistemas (veja o trecho da entrevista), ele diz que deseja que essas pessoas estivessem do seu lado, mas logo a seguir explica essa visão, expondo o interesse de atrair essas pessoas inteligentes para desenvolver o kernel, antes que elas sejam atraídas pela perspectiva de atacá-lo, e com isso formar uma cultura voltada à segurança, com grande número de desenvolvedores interessados diretamente no assunto.
Em uma entrevista de Jim Zemlin, CEO da Linux Foundation, ele fala sobre o quão maravilhoso é trabalhar em algo que o motive. Em um projeto, o kernel Linux, com desafios técnicos contínuos, que evolui em alta velocidade e que realmente tem um impacto na sociedade.
Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)
Os criadores do projeto defendem novas formas de compartilhamento da cultura. Formas que atinjam todas as pessoas, principalmente as que não podem pagar por ela. Formas que conectem os artistas direto com os fãs. E até formas que permitam que artistas criem algo novo à partir do trabalho de outros artistas.
Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)
A inscrição para o FTSL 2017 é totalmente gratuita e deve ser realizada no site do evento: http://ftsl.org.br
Entre os convidados deste ano estão: Alessandro de Oliveira Faria - Cabelo; Alexandre Oliva; Daniel Lenharo de Souza; David Jourdain; Er Galvão Abbott; Georges Basile Stavracas Neto; João Eriberto Mota Filho; Julio Cezar Neves; Marcio Junior Vieira; Michele Paula da Silva; Stephany Dionysio; Wellton Costa de Oliveira.
Realização: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Enviado por Paulo Henrique de Lima Santana (phlsΘsoftwarelivre·org)
O Eclipse OpenJ9 é uma Máquina Virtual Java (JVM) (mecanismo que executa aplicativos Java) e não uma JDK (Java Development Kit). Portanto, não é uma alternativa “completa” ao OpenJDK, que é um kit de desenvolvimento completo que contém outros componentes, como as bibliotecas de classes Java, bem como uma JVM.
Em resumo, o OpenJ9 é uma alternativa JVM que você pode incluir como parte de um binário OpenJDK.
Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)
Conteúdo programático:
Introdução a Modelagem para impressão 3d com Blender e Openscad
Introdução a impressão 3d
lidando com materiais diversos
Introdução ao fatiamento de malhas 3d
Impressão de projetos dos alunos
Entrada franca mediante inscrição prévia no site do evento visto abaixo. Bons estudos!
Enviado por Guilherme Razgriz (hrazgrizΘlinuxmail·org)
Duração: 02:50
Enviado por Marcello de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)
Duração: 03:08
Enviado por Marcello de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)
O Tchelinux é um grupo comunitário que reúne entusiastas, usuários e desenvolvedores de Software Livre no Rio Grande do Sul. O evento, organizado por membros deste grupo e voluntários, tem como objetivo integrar a comunidade de Software Livre com palestras, oficinas e outros eventos, a fim de fortalecer a cultura de Software Livre no estado do Rio Grande do Sul. Todos os eventos do Tchelinux são sempre gratuitos, porém os participantes são encorajados a doar 2kg de alimentos não-perecíveis, que são encaminhados a instituições de caridade da cidade onde ocorre o evento.
No dia 23 de Setembro a cidade de Bento Gonçalves estará recebendo o Tchelinux na UCS Campus Bento Gonçalves. A programação já está liberada, e mais informações estão acessíveis no site do evento: https://bento.tchelinux.org/ No dia 30 de Setembro a cidade de Erechim estará recebendo o Tchelinux na Faculdade Anglicana de Erechim. A programação já está liberada, e mais informações estão acessíveis no site do evento: https://erechim.tchelinux.org/ No dia 21 de Outubro a cidade de Caxias estará recebendo o Tchelinux na UNIFTEC Caxias do Sul. A chamada de trabalhos já está aberta, e mais informações estão acessíveis no site do evento: https://caxias.tchelinux.org/ Participe contribuindo com a sua comunidade e com o software livre!
Enviado por Jerônimo Medina Madruga (jeronimo·madrugaΘgmail·com)
A biblioteca javascript React, disponibilizada pelo Facebook para a construção de interfaces com o usuário, recentemente foi banida pela Fundação Apache quanto à utilização nos seus próprios projetos, e agora também foi rejeitada pelo WordPress, por uma mesma razão: preocupação com a cláusula de patentes que o Facebook acrescentou à licença de software livre do seu projeto.
No caso do WordPress, isso significa uma quebra no cronograma do seu projeto Gutenberg, que usava o React e vai precisar substitui-lo, em nome da segurança jurídica de seus usuários.
Como qualquer questão relacionada a patentes de software, é difícil sumarizar o problema em poucas palavras, mas vou tentar: a licença do React concede permissão de uso das patentes do Facebook que possam estar em uso no próprio React, mas tem uma cláusula que revoga essa permissão caso o usuário processe o Facebook por qualquer questão relacionada ao uso de patentes - quaisquer patentes, e não apenas as patentes que são objeto dessa licença específica, como é comum. Para conhecer o contraponto, veja a resposta do Facebook à decisão da Apache.
Muitos usuários do React jamais processarão o Facebook por patentes, mas quem desenvolve projetos dependentes do React que serão usados por uma base enorme de usuários (como o WordPress, ou os projetos da Apache) precisa considerar a questão de forma mais ampla.
(via techcrunch.com - “WordPress to ditch React library over Facebook patent clause risk | TechCrunch”)
Um órgão governamental da Eslováquia divulgou a presença de pacotes adulterados no PyPI, o repositório de software mantido pelo projeto Python.
As adulterações incluíam o conteúdo de pacotes populares, com a inclusão de conteúdo malicioso (mas não diretamente destrutivo) nos scripts de instalação (setup.py), e adotando nomes similares aos dos pacotes originais: urllib X urrlib3, bzip X bzip2, etc.
Os administradores do repositório foram notificados e os pacotes (que ficaram disponíveis entre junho e setembro) foram removidos, mas os riscos de processo e de projeto que permitiram sua inclusão (ausência de verificação de conteúdo, de similaridade de nomes, etc.) permanecem – embora sejam comuns a muitos repositórios similares, exigindo atenção especial de seus usuários.
(via lwn.net - “Malicious software libraries found in PyPI [LWN.net]”)
Para utilizá-lo é muito simples, basta baixá-lo e executar o script contendo as isos que deseja agrupar no mesmo diretório do aplicativo. O software há uma limitação em relação a quantidade de distros, ou seja, nem todas são suportadas. Abaixo segue um vídeo explicando como utilizá-lo.
Enviado por Marcos Oliveira (terminalroottvΘgmail·com)
Será transmitida ao vivo pelo Canal Tempo Real Eventos do Youtube. Nesta palestra será demonstrado a importância do Git e Github no âmbito dos profissionais de desenvolvimento e SysAdmin.
Com 1 hora de duração, Será gratuita, porém necessário fazer inscrição para receber o link da transmissão ao vivo.
Mais Informações e Inscrições: https://www.temporealeventos.com.br/git-e-github-para-devops
Enviado por Anderson Oliveira de Paula (andersonopΘgmail·com)