Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

WordPress abandona biblioteca React, do Facebook, por problemas de licenciamento

A biblioteca javascript React, disponibilizada pelo Facebook para a construção de interfaces com o usuário, recentemente foi banida pela Fundação Apache quanto à utilização nos seus próprios projetos, e agora também foi rejeitada pelo WordPress, por uma mesma razão: preocupação com a cláusula de patentes que o Facebook acrescentou à licença de software livre do seu projeto.

No caso do WordPress, isso significa uma quebra no cronograma do seu projeto Gutenberg, que usava o React e vai precisar substitui-lo, em nome da segurança jurídica de seus usuários.

Como qualquer questão relacionada a patentes de software, é difícil sumarizar o problema em poucas palavras, mas vou tentar: a licença do React concede permissão de uso das patentes do Facebook que possam estar em uso no próprio React, mas tem uma cláusula que revoga essa permissão caso o usuário processe o Facebook por qualquer questão relacionada ao uso de patentes - quaisquer patentes, e não apenas as patentes que são objeto dessa licença específica, como é comum. Para conhecer o contraponto, veja a resposta do Facebook à decisão da Apache.

Muitos usuários do React jamais processarão o Facebook por patentes, mas quem desenvolve projetos dependentes do React que serão usados por uma base enorme de usuários (como o WordPress, ou os projetos da Apache) precisa considerar a questão de forma mais ampla.

(via techcrunch.com - “WordPress to ditch React library over Facebook patent clause risk | TechCrunch”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados