Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Client-side: Python no navegador, com o PyPy.js

Tags:

A cena das linguagens e frameworks para desenvolvimento web client-side vai ficando cada vez mais complexa e interessante, e o PyPy.js é mais um projeto mostrando o quanto ainda há a ser explorado nessa área. Não está completo, nem estável, mas essa infraestrutura construída sobre o Javascript vai pavimentando o caminho para um dia incluirmos scripts Python para execução no navegador com a mesma facilidade com que hoje incluímos Javascripts. (via talkpython.fm - “Episode #32 PyPy.js - PyPy Python in Your Browser - [Talk Python To Me Podcast]”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

~Surpresa~: Adobe Flash é um dos alvos favoritos dos hackers - IDG Now!

Tags:

Via idgnow.com.br:

O plugin Adobe Flash é bastante criticado por especialistas em segurança nos dias atuais. E um novo estudo liberado nesta segunda-feira, 9/11, mostra o quanto é visado pelos cibercriminosos na hora de ataques.

O Flash apareceu em mais de 100 kits exploração (exploit kits), que são frameworks plantados em páginas web que automaticamente busca vulnerabilidades de software quando um usuário navega até uma página.

As pessoas que desenvolvem exploit kits costumam ser contratadas para ajudar a distribuir tipos específicos de malware.

Das 10 principais vulnerabilidades encontradas nos kits de exploração, 8 delas eram direcionadas ao Adobe Flash, que é usado em milhões de computadores para reproduzir conteúdo multimídia, de acordo com a empresa de inteligência em cibersegurança Recorded Future.

Para chegar a essas conclusões, a companhia analisou vulnerabilidades que são conhecidas por serem usadas em exploit kits populares como Angler, Neutrino e Nuclear Pack, assim como fóruns de cibercrime, entre janeiro e setembro deste ano.

Ecoando as conclusões de muitos outros especialistas em segurança, a Recorded Future disse que as descobertas colocam “em questão o lugar do Flash em um ambiente operacional seguro”.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Palestra: Python e a Invasão dos Objetos Inteligentes

Tags:

Via www.infoq.com:

Apresentação de João Bueno no InfoQ que mostra exemplos ao vivo de alguns dos principais meios que o Python dispõe para acrescentar capacidades à hierarquias de classes - permitindo a criação de mapeadores objeto-relacionais, introspectar bibliotecas e objetos nativos mapeados para Python, permitir anotações e desenvolvimento "orientado a aspectos", computação "lazy", matemática simbólica e outras funcionalidades.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Saiba tudo sobre as características e novidades divulgadas no Opensuse – Leap e Tumbleweed

Tags: comunidade

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Nos últimos anos o projeto OpenSUSE tem ganhado vários adeptos, aumentando significativamente a comunidade de usuários. Conforme ranking do Distrowatch, o OpenSUSE é hoje a quarta distribuição mais popular do mundo. Todo esse crescimento se deve as constantes novidades lançadas pelos mantenedores do OpenSUSE. Assim, para que você fique por dentro de todas elas, segue esse artigo explicativo sobre o assunto.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ebook gratuito já disponível: Manual de Reconstrução Facial 3D Digital

Tags: gente-que-faz

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Em ocasião do XXIII Congresso Nacional De Criminalística onde tenho a honra de ser palestrante, estamos lançando oficialmente o nosso Manual de Reconstrução Facial 3D Digital. Cadastre-se e receba agora o seu!

http://www.ciceromoraes.com.br/ebook/#Cadastros

O manual, de minha autoria e de Paulo Miamoto pretende oferecer uma visão geral e acessível aos campos de reconstrução facial digital, fotogrametria, modelagem 3D básica dentre outros assuntos relacionados.

Aproveitem!” [referência: ciceromoraes.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Direitos Fundamentais e Judô com Insultos

Tags:

Enviado por Juan Carlos Castro (jccyc1965Θgmail·com):

“Continuando as considerações do nosso artigo anterior, uma tentativa de fazer um "README.1ST" de dois tópicos importantes em questões que são relevantes para o Software Livre: a "propriedade intelectual" como infração da Liberdade de Expressão, e o Partido Pirata.” [referência: trincheiras.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Conheça o Oryx Pro, o novo laptop poderoso da System76 com Ubuntu

Tags: jogos, distribuicoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Não é de hoje que a System76 é conhecida por trazer computadores poderosos com o sistema operacional Ubuntu. Agora, a empresa tem o prazer de anunciar o Oryx Pro, o seu mais novo laptop que possui também uma atenção especial para quem é gamer.

O laptop é criado a partir de liga de alumínio e promete ser leve e durável. Além disso, o Oryx Pro possui um belo acabamento escovado preto fosco, um processador Intel Core i7 Quad-Core rodando a 3.6 GHz, até 64 GB de RAM dual-channel DDR4 rodando a 2.133 MHz e uma GPU NVIDIA GeForce GTX 970M ou uma 980M, proporcionando um bom desempenho em jogos que possuem gráficos de encher os olhos e que exigem configurações robustas.

A System76 disponibilizou dois modelos do laptop para os consumidores, um com tela de 15″ e o outro com 17″ (ambas em 1080p), sem falar que ambos trazem o Ubuntu 15.10 (Wily Werewolf). O Oryx Pro é totalmente configurável e atualmente está disponível apenas em pré-venda. Todos os pedidos começaram a ser enviados no início de novembro de 2015. Para conhecer ainda mais o novo laptop da System76, acesse este link: https://system76.com/laptops/oryx.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ring busca tradutores para a língua portuguesa

Tags:

Enviado por João Alfredo Gama Batista (joao·gamaΘsavoirfairelinux·com):

“A equipe de desenvolvimento do software de comunicação Ring está buscando voluntários para ajudar na tradução pt_BR (e pt) da sua interface de utilização.

Para os que não conhecem o Ring, trata-se de um software de comunicação audio/video/texto para internet que funciona de forma distribuída e segura.

Para saber mais sobre como ajudar na tradução clique no seguinte link: https://ring.cx/en/documentation/translation-of-user-interfaces

Para saber mais sobre o Ring clique no seguinte link: https://ring.cx/en/documentation/about-ring” [referência: ring.cx]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Conheça o Write Space, um editor de texto opensource, limpo e gratuito para Chrome e Chromium

Tags: instalar

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“O Write Space é um editor que pode ser executado dentro do Google Chrome (ou Chromium Browser) ocupando praticamente a tela toda. Na área de configuração podemos estabelecer as cores, escrevendo com fundo preto e letra verde, por exemplo, se assim é mais confortável para nossa visão.

Realiza cópias de segurança cada vez que apertamos o teclado, sem necessidade de botão SALVAR, funciona sem conexão a Internet, guardando o conteúdo de forma local, realiza estatísticas, enfim, tudo em um projeto com código aberto que podem analisar no code.google.com/p/write-space/.

O Write Space pode ser instalado a partir da Chrome Store, sendo completamente gratuito.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Sistema de Portaria Virtual / Inteligente - Plataforma Linux

Tags: servidor, video

Enviado por Carla Juliana (carla·julianaΘmarketgroup·com·br):

“O portal linuxprojects.com.br disponibilizou hoje a mais nova versão do sistema de portaria virtual / remota para Linux. Para quem não conhece, este sistema permite o controle completo de um ambiente (normalmente um condomínio) a distância. Esta versão conta com recursos interessantes, tanto no cliente como na central de controle. Entre estes recursos temos a possibilidade de utilizar qualquer camera IP que suporte o protocolo RTSP (atualmente todos os modelos suportam), também podemos efetuar a abertura portões e cancelas remotamente. A comunicação de voz utiliza tecnologia Skype e a comunicação visual ainda conta com sensores de movimento para avisar o operador sobre possíveis atividades no local. O sistema que opera no local é o Sentinela e permite a automatização completa do local pelas tecnologias de biometria e leitura de placas. O sistema é totalmente desenvolvido sobre a plataforma GNU/Linux e não requer licenças extras para o funcionamento. Os interessados em conhecer esta plataforma podem visualizar este vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=k8gmr8CA0HM&feature=youtu.be ou acessar o portal linuxprojects.com.br” [referência: linuxprojects.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Plataforma Linux agora conta com mais de 1600 jogos no Steam

Tags: drivers, jogos, jogos, distribuicoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Já se passaram três anos desde que a Valve decidiu lançar uma versão beta do Steam para a plataforma Linux, algo que, na época, era praticamente impossível de se imaginar e onde as notícias relacionadas sobre o assunto eram consideradas apenas como rumores.

Agora o Steam já possui mais de 1.600 jogos para Linux! No momento em que escrevo este artigo, a loja da Valve conta com 1.606 títulos disponíveis para o sistema do pinguim. E pensar que um pouco mais de três anos atrás muitas pessoas duvidavam dos planos da Valve para a plataforma Linux.Obviamente, já se passaram um bom tempo desde que a Valve lançou a versão beta do Steam para Linux e em penas alguns dias (10 de novembro) é quando as Steam Machines serão oficialmente lançadas. Os dispositivos serão equipados com o SteamOS, o sistema operacional da Valve baseado no Debian.

Nestes últimos três anos temos visto a Valve fazendo diversos investimentos significativos para os drivers de vídeo open source, como também em outras áreas da plataforma Linux (em parte através do seu patrocínio com a Collabora e LunarG), e trouxe sua própria coleção de jogos para o sistema do pinguim. Sem falar que a própria Valve está envolvida no desenvolvimento da API Vulkan.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Torvalds x Segurança: o artigo do Washington Post me faz procurar qual a terceira via

Tags:

Na semana passada, este longo artigo do Washington Post chamou a atenção de muita gente por ser, ao mesmo tempo, uma descrição que aponta Linus Torvalds como uma figura caricata e egocêntrica (o que não necessariamente é inverídico), e que o coloca como a razão central do problema de segurança que é o kernel Linux.

Me desagrada essa construção de ideias que cria a impressão de que a perspectiva de segurança está ausente no kernel; me parece que uma descrição mais proporcional levaria o leitor à conclusão de que a perspectiva de segurança está presente mas poderia estar ainda mais, ou então que há vários especialistas que acreditam que ela é insuficiente para as situações que eles têm em mente (mas não ausente).

Deixando de lado a intenção da matéria e os aspectos subjetivos, entretanto, na descrição (e em descrições anteriores) eu encontro o típico caso em que há 2 lados, A e B, cada um muito disposto a listar o que vê de insuficiente na abordagem do outro, mas nenhum deles interessado em ir se encontrar na metade do caminho: cada um talvez até ficaria satisfeito se o outro fizesse o caminho completo até a sua posição, mas não considera a ideia de mudar seu próprio entendimento.

Numa situação como essas, é possível que tanto A quanto B tenham razão simultaneamente. É uma questão de paradigmas distintos, difícil de resolver com retórica (mesmo quando há propaganda – como essa do WSJ – envolvida).

O problema é que talvez o interesse de uma parte considerável dos usuários seria melhor atendida por um mix de A + B. E quando esse tipo de propaganda surge, muitas vezes alguém se descrevendo como o fornecedor desse mix tende a surgir. Convém ficar atento para entender bem o que está em jogo. (via www.washingtonpost.com - “The kernel of the argument over Linux’s vulnerabilities | The Washington Post”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

V Encontro Catarinense do LibreOffice será em Março de 2016

Tags: office, evento, comunidade

Enviado por Klaibson Ribeiro (klaibsonΘgmail·com):

“Com grande satisfação a A Associação de Software Livre de Santa Catarina – SOLISC, Comunidade LibreOffice Brasil, Grupo de Usuários de Software Livre de Blumenau - Blusol e a Fundação Universidade Regional de Blumenau – Furb, organizarão o V Encontro Catarinense de LibreOffice.

O evento tem como característica ser itinerante e deseja realizar uma edição em cada região do estado. Já ocorreram edições em Nova Trento (2011), Joinville (2013), Concórdia(2014) e Chapecó, nesse ano. O objetivo do evento é divulgar, debater e fomentar o uso do LibreOffice e Software Livre.

A V edição ocorrerá no dia 19 de março de 2016, sábado, entre às 09h00min e 17h00min, no Campus I da Furb e contará com palestras e oficinas, tendo como público alvo universidades, escolas técnicas, profissionais de TI, órgãos públicos, entusiastas do Software Livre e comunidade em geral.

Nos próximos dias, entrará no ar, o site com a programação do evento e outras informações úteis sobre o evento.”

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Linkando Containers Docker

Tags:

Enviado por MundoDocker (contatoΘmundodocker·com·br):

“Você pode interligar containers de várias maneiras, por exemplo, expondo a porta do host, utilizando o Weave e claro via Link, que é uma opção nativa do Docker e possibilita a criação de tuneis seguros entre os containers, entenda melhor como ele funciona no post publicado no blog do MundoDocker” [referência: mundodocker.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Usando o Chef, parte 2

Tags:

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com):

“Finalmente chega a segunda parte — não, eu não tinha esquecido — e ela conclui o conteúdo mais conceitual sobre Chef, na verdade até poderia ter ficado na primeira parte mas preferi segmentar para não deixá-la mais extensa que o habitual.” [referência: ]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]