Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Conferência PHPRS em Porto Alegre ocorre no dia 7 de Maio

Tags: evento, desenvolvedores, comunidade

No dia 7 de Maio de 2016 ocorrerá em Porto Alegre - RS a Conferência PHPRS, um evento para a comunidade de desenvolvedores PHP do Rio Grande do Sul, voltado para o crescimento profissional, troca de experiências e networking. Fortalecendo a linguagem e o mercado de trabalho.

Os ingressos já estão a venda e podem ser encontrados no site, bem como a programação, os palestrantes e demais informações relacionadas ao evento.

Enviado por Rafael Jaques (rafaelΘphpit·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

25 anos de Linux: Linus não tem jeito com ferro de solda, nem desistiu de conquistar o desktop

Tags:

Mais uma entrevista interessante com o criador do Linux a propósito dos 25 anos do sistema, a serem comemorados em agosto.

Recomendo a leitura na íntegra, mas destaco alguns pontos interessantes: o Linus não está cansado do que faz, não pensa em mudar de ramo agora que está chegando aos 25 anos e as crianças já estão ficando adultas, e acredita que grande parte do sucesso do seu kernel se deve ao equilíbrio entre as visões conflitantes de muitos participantes diferentes, cada qual buscando fazer avançar o sistema para atender melhor às suas próprias demandas.

Além disso, ele revela não ter jeito para mexer com hardware embarcado, já tendo estragado muitos componentes ao tentar usar o ferro de solda. E revela que – apesar de o Linux já ser um sucesso em uma série de outros ambientes, e atender bem às demandas do próprio Linus no desktop – ainda não desistiu de vê-lo conquistar o desktop mundialmente. Afinal, já está nessa há 25 anos, e topa continuar por mais 25, e vencer pelo cansaço ;-)

(via www.cio.com - “Linus Torvalds still wants Linux to take over the desktop | CIO”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mesa muito próximo do OpenGL 4.2 e 4.3

Tags: drivers

Um resumo do estado atual dos drivers mesa em relação ao seu suporte ao OpenGL.

Enviado por Jonathan André Schweder (jonathanschwederΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Dez princípios de um administrador de sistema Linux

Tags: desenvolvedores

Se você está fazendo isso mais de uma vez, Automatize.

Qualquer tarefa que vale a pena fazer mais de uma vez vale a pena automatizar. Isso significa que você deve manter suas habilidades de script atualizado em qualquer plataforma que você tem que trabalhar. Isto também irá reduzir a chance de erros na próxima vez que realizar essa tarefa.

(...)

Enviado por Leo G (leoΘtecharena51·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Treinamento FirebirdSQL no Sys Squad

Tags: evento, curso, banco-de-dados

Inaugurando a trilha 'dev' do Sys Squad, bem como, cientes da grande utilização no Brasil da ferramenta, acabamos de lançar o Treinamento FirebirdSQL Essential. Neste curso, são abordados os conceitos pertinentes a arquitetura do Firebird e a Linguagem SQL, tais como: criação e associação de tabelas (campos e registros), criação de domains (domínios), índices (index), constraints (restrições), agrupamentos de registros (group by), junções (join) e muito mais…

O curso foi totalmente gravado pelo nosso General Moacir Solano Kichel e acontece num estilo ‘hands-on’ (mão na massa) típico dos treinamentos Sys Squad - sem abrir mão da base conceitual necessária para a formação de um SQL Developer competente em Firebird.

Enviado por Jackson Laskoski (jackΘconexti·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Documentação sobre openCertiface

Tags: comunidade

É com muita satisfação que disponibilizo no Viva O Linux o primeiro documento técnico oficial sobre a utilização do openCertiface, um software livre baseado no projeto CERTIFACE, no qual sou o inventor e nasceu para combater a fraude e proteger as pessoas do bem.

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (cabeloΘopensuse·org)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como adicionar suporte ao Flash e H.264 no navegador Vivaldi no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes

A versão estável do Vivaldi foi lançada recentemente e se você experimentou o navegador, deve ter notado (pelo menos em uma nova instalação do Ubuntu), que o suporte a Flash e H.264 não funcionam na instalação padrão. Mas não se preocupe, veja nesse tutorial como adicionar suporte ao Flash e H.264 no navegador Vivaldi.

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Por que a MS precisou fazer o Windows rodar softwares do Linux: o Ars Technica explica

Tags:

Expandindo um lema clássico da MS: developers, developers, developers, developers!

Via Bruder1 chega o link para o interessantíssimo artigo do ars technica que detalha, a partir de uma perspectiva histórica, a situação que a MS parece ter percebido que precisa reverter: anos de disponibilidade de workstations Unix (na forma de Macbooks) nas mãos de boa parte dos estudantes e profissionais da programação mudaram paradigmas do gênero, e aproximaram (nesse âmbito) a cultura de quem consome essas soluções corporativas à de quem desenvolve com plataformas open.

Como resultado, soluções e ambientes de desenvolvimento que chegam a se tornar populares frequentemente passaram a ter seu histórico todo em ambientes open source e/ou Mac, e disponibilizá-los para Windows começou a ser cada vez mais uma providência que acontece só bem tarde, com todos os prejuízos (técnicos e mercadológicos) que essa demora causa.

Mas, desde o tempo do Ballmer, a MS sabe que estar presente nos corações dos desenvolvedores é essencial para a presença de aplicativos modernos e atraentes nos desktops dos usuários, e isso significa aproximar o ambiente de desenvolvimento do Windows a esses desenvolvedores que hoje não têm razões técnicas para preferi-lo, mesmo que isso signifique trazer ao ambiente de execução do Windows 10 a capacidade de rodar executáveis feitos para rodar no Linux, por meio de um subsistema próprio que não exige uma máquina virtual, dual boot ou outras restrições similares.

Pessoalmente, não sei dizer se isso é positivo ou negativo para a adoção do Linux no desktop2, mas me parece bem positivo para o futuro da Microsoft, ainda que depois ela venha a descartar o novo parceiro e derivar a nova solução (um ambiente de desenvolvimento similar ao que essa turma está acostumada a ir procurar em outros sistemas operacionais) para alguma forma incompatível, caso continue a repetir suas estratégias clássicas.

Leitura recomendada! (via arstechnica.com - “Why Microsoft needed to make Windows run Linux software | Ars Technica”)

 
  1.  Do saudoso PontoBR, quem lembra?

  2.  E até acho que isso importa cada vez menos.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mozilla Firefox ganha versão traduzida em guarani

Tags:

Via tecnologia.terra.com.br:

A versão do navegador de internet Mozilla Firefox em idioma guarani foi apresentada nesta segunda-feira em Assunção como uma ferramenta de acesso ao mundo digital para oito milhões de falantes de países como Paraguai - onde é oficial junto ao espanhol -, Brasil, Bolívia e Argentina.

Esta é a primeira vez que o Mozilla Firefox adapta seu explorador para uma língua nativa da América Latina. A nova versão, chamada Aguaratata (Raposa de fogo, em guarani), é o resultado de dois anos de trabalho de acadêmicos da Universidade Nacional de Assunção (UNA), que traduziram cerca de 45 mil palavras para o navegador.

O criador e coordenador do projeto, Alcídes Torres, disse à Agência Efe que o guarani do Aguaratata não tem muitas diferenças em relação ao que é utilizado nas ruas.

"A ideia é uma tradução muito amigável e que não gere complicações. A expectativa é muito grande e queremos que o produto tenha vida", disse Torres.

Apesar de não ter recebido salário e o projeto ter tido custo zero, Torres considerou a iniciativa como "uma contribuição com a tecnologia do Paraguai para que todos possam acessar o mundo digital".

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

MComix - Leitor de HQs e Mangás [Instalação e Review]

Tags: video

O MComix é destinado àqueles que gostam de ler HQs e mangás no computador nos formatos CBR, CBZ, CB7, LHA e PDF. O programa ainda conta com suporte aos arquivos compactados em ZIP, RAR, 7ZIP e TAR, permitindo que você possa configurar dimensões, ordem de visualização e rotação das páginas exibidas. Além de arquivos compactados, o MComix também carrega os formatos mais populares de imagens.

Enviado por Diego Boot (dbs·bootΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Zabbix Conference América Latina

Tags: evento, monitoramento, comunidade

Nos dias 15 e 16 de abril, Porto Alegre sediará a primeira Zabbix Conference na América Latina. Para quem ainda não conhece, atualmente o Zabbix é uma das melhores soluções para monitoramento da Infraestrutura de TI e é software livre (GPL V2). A Zabbix SIA (empresa responsável pelo desenvolvimento do Zabbix) tem um dos melhores cases de sucesso de como é possível ganhar dinheiro com Software Livre. O software que eles desenvolvem não tem versões trial, enterprise ou demo. O software é entregue por completo tanto para quem compra os serviços de suporte quanto para comunidade.

Outras informações sobre o evento: http://www.zabbix.com/conference_latam_2016.php

Enviado por Alesssandro Silva (contatoΘalessandrosilva·info)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Navegação anônima com I2P

Tags:

I2P significa “Invisible Internet Project” (Projeto de Internet invisível). O recurso é uma camada de rede de computador que permite que aplicativos possam enviar mensagens a outros, sob pseudônimo e com segurança. Os usos incluem navegação web anônima, chat, transferências de arquivo e blogging.

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

CGI.br divulga preocupação com andamento de proposta de mudar o Marco Civil da Internet

Tags:

O CGI veio "expressar DISCORDÂNCIA" com proposta de ampliar crimes definidos no Marco Civil e enfraquecer a definição de neutralidade de rede, e quer ser chamado pelo Legislativo para prestar esclarecimentos sobre os problemas apontados.

Em sua “NOTA de esclarecimento em razão do Relatório da CPI - Crimes Cibernéticos, divulgado no dia 30 de março de 2016”, o Comitê Gestor da Internet no Brasil explica que alterações são essas, e pede "o adiamento da votação do relatório final, reiterando a disponibilidade em contribuir e se reunir com a CPI de Crimes Cibernéticos, bem como com as demais Comissões Parlamentares, para esclarecer e debater temas como estes suscitados."

As medidas criticadas pelo CGI incluem a definição (vaga por natureza) de “crimes contra a honra de maneira acintosa” para justificar remoção obrigatória de conteúdos pelos provedores sem ordem judicial, a proibição (também difícil de objetivar) de reinclusão de “conteúdo idêntico ou similar” ao previamente removido, a tecnicamente estranhíssima adoção do endereço IP como dado cadastral para identificação pessoal, e uma flexibilização da neutralidade de rede descrita como criadora de instrumento de censura a conteúdos disponíveis.

(via cgi.br - “NOTA de esclarecimento em razão do Relatório da CPI - Crimes Cibernéticos, divulgado no dia 30 de março de 2016”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

EasyEDA: app para projetar circuitos e PCBs

Tags:

Um artigo que publiquei ontem no BR-Arduino.org sobre o app EasyEDA chamou bastante atenção nas redes sociais, e provavelmente também interessa a vocês – ou ao menos aos que usam desktops Linux como plataforma para o envolvimento no movimento maker ou com a eletrônica em geral.

A descrição geral do app você encontra no artigo, mas o resumo é: desenha esquemáticos e PCBs totalmente no navegador, permite salvar arquivos localmente, gera imagens e também arquivos Gerber para fabricação das placas, tudo grátis e rodando diretamente no navegador.

A compatibilidade com Linux não é apenas implícita: é afirmada na capa do site. Além disso, o aplicativo estimula os usuários a contribuírem como open source, numa biblioteca integrada, módulos correspondentes aos componentes que esses usuários precisaram definir (como componente esquemático ou como footprint) para inclusão em seus projetos. Mas se os componentes do seu projeto forem comuns, é bastante possível que eles já estejam nessa biblioteca desde já, contribuídos pelo próprio EasyEDA ou por outros usuários.

O app em si não é open source, mas a possibilidade de abrir seu código é mencionada na documentação oficial, embora apenas no caso de o modelo de negócios originalmente definido não poder ser mantido. (via br-arduino.org - “EasyEDA: desenho de circuitos e PCBs em um app online gratuito”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ubuntu Budgie pretende ser a mais nova versão do Ubuntu – sendo parte do Ubuntu 16.10

Tags: distribuicoes

Recentemente, a distribuição Budgie-Remix foi lançada; cujo objetivo final é tornar-se uma versão oficial (flavor) do Ubuntu, possivelmente, sob o nome de Ubuntu Budgie.

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]