Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

CrossRAT: Novo vírus em Java é capaz de atingir Windows, macOS e Linux

Um novo vírus, apelidado de CrossRAT, está sendo usado para espionagem e tem chamado a atenção de pesquisadores de segurança digital. A praga virtual foi descoberta na última semana e traz como característica principal ser multiplataforma: o malware pode afetar computadores com Windows, macOS, Linux e até máquinas com Solaris, o sistema operacional desenvolvido pela Oracle.

O vírus é construído em Java e, uma vez presente no computador, faz uma varredura completa na máquina. Ele consegue identificar o kernel, camada mais básica que faz a integração do sistema com o hardware, e o tipo de arquitetura. O objetivo é fazer a instalação específica do programa de acordo com cada software. O CrossRAT é tão sofisticado que consegue vasculhar o systemd do Linux para identificar qual é a distribuição do sistema (Centos, Debian, Kali Linux, Fedora etc).

O trojan permite ao hacker enviar comandos ao computador e, assim, ativar a espionagem do sistema. De forma remota, o criminoso poderia tirar prints da tela, manipular os arquivos e executar programas. Além disso, o CrossRAT tem um keylogger embutido, software que grava o que é digitado no computador. No entanto, pesquisadores que analisaram o vírus não encontraram uma forma de ativar essa última ferramenta.

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados