Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Criadora do termo "open source" conta a sua história

A iniciativa open source está fazendo 20 anos, tem muitos criadores e um início difuso, mas o uso do nome "open source" para se referir a ele tem histórico mais específico, detalhado em um relato no opensource.com por Christine Peterson, a própria autora do termo.

A história do termo é interessante porque traz eventos de um período crucial para essa iniciativa, completa 20 anos na próxima semana e tem personagens que foram essenciais para o surgimento da iniciativa Open Source, como Jon 'maddog' Hall, Bruce Perens e Eric Raymond, entre outros.

Na época, um conjunto de pessoas e empresas estava interessado e aderindo aos conceitos e formas de licenciamento que vinham sendo disseminados pelo movimento Free Software, mas não compartilhavam integralmente a visão desse movimento, nem desejavam ser representados por esse mesmo nome, que – em inglês – tem o desafio adicional de poder ser entendido como algo relacionado ao preço (free=grátis) e não à liberdade (free=livre)1.

Na semana de 2 de fevereiro de 1998, enquanto Eric Raymond participava de uma série de reuniões com a Netscape, que estava prestes a disponibilizar o código-fonte do navegador, essa questão da nomenclatura voltou a se fazer presente, e Christine se dedicou a ela, propondo (a Todd Anderson, desenvolvedor do kernel Linux) como alternativa o nome Open Source.

Todd gostou do nome, e planejou uma tática para ver se ele "colava": usou-o casualmente em uma reunião realizada em 5 de fevereiro de 1998 (com participantes como maddog e Eric Raymond - sintomaticamente, Richard Stallman não estava presente e nem tinha sido convidado) e viu, na mesma reunião, o nome passar a ser usado - também casualmente - pelos demais presentes. Ao final da reunião, a questão da nomenclatura foi trazida explicitamente, e o termo "open source" foi proposto em conjunto com várias outras opções trazidas pelos demais presentes: sourceware, "freely distributable", "cooperatively developed", e até a manutenção do "free software". Todd Anderson e Eric Raymond acabaram puxando o consenso que se formou ao redor do nome "open source" ao final da discussão.

A partir daí, o nome foi ganhando tração: a Netscape (então um participante com altíssima visibilidade) passou a empregá-lo, a editora O'Reilly também e, em abril, um evento previamente planejado para reunir líderes do setor teve seu nome oficialmente mudado de "Freeware Summit" para "Open Source Summit", consagrando a expressão.

Os detalhes do relato são interessantes - incluindo a modéstia da própria Christine: ela estava presente à reunião mas não mencionou a ninguém ter sido a proponente do nome (tanto que nem consta nos relatos da época), e só expôs esse fato bem depois, por insistência do próprio Todd Anderson, que na ocasião serviu como seu porta-voz. Uma visão alternativa sobre a mesma época, mas com foco mais amplo, pode ser vista nesta História da OSI.

(via lwn.net - “How I coined the term 'open source' (Opensource.com) [LWN.net]”)

 
  1.  E, se pudermos acreditar neste recente relato no Reddit, o próprio Richard Stallman aceitou recentemente considerar mudar o nome da FSF para "Foundation for Software Freedom" para remover essa ambiguidade.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados