Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Comparação entre ferramentas para digitalização de faces para Cirurgia Ortognática e Rinoplastia

Meu nome é Cicero Moraes, sou especialista em reconstrução facial forense, planejamento de cirurgia ortognática, rinoplastia, confecção de próteses veterinárias e faciais.

Ao longo de vários anos estou utilizando a fotogrametria nos meus trabalhos e ultimamente venho desenvolvendo dois addons em Python para o Blender 3D. O OrtogOnBlender e o RhinOnBlender.

O OrtogOnBlender conta com várias ferramentas interessantes, vale destacar a importação direta de DICOM para 3D (Dicom2Mesh) e conversão de fotos em modelos 3D (OpenMVG+OpenMVS e MVE/SMVS+Meshlab+MVS Texturing).

Neste link você verá um amplo estudo que fizemos nestes últimos dias sobre digitalização de faces para o uso em planejamento de cirurgia ortognática e rinoplastia.

Ao total foram 13 pessoas fotografadas em um local e uma mesma pessoa fotografada em cinco locais diferentes. Resultando 32 tomadas, 832 fotos e 106 modelos!

Estes modelos foram digitalizados com o seguinte conjunto de ferramentas:

MVE/SMVS + Meshlab + Mvs-Texturing (aberto) MVE/SMVE + Mvs-Texturing (aberto) OpenMVG + OpenMVS (aberto) Photoscan (fechado)

Descrevemos toda a metodologia, posteriormente os resultados e finalmente a forma de resolvermos os problemas que apareceram durante o levantamento:

http://www.ciceromoraes.com.br/blog/?p=2989

Espero que apreciem. Boa leitura!

Enviado por Cicero Moraes (cogitas3dΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados