Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Anunciada a unificação do OpenWrt e LEDE

Forks são comuns no universo FOSS. Discordâncias técnicas e até mesmo filosóficas, ou implicância entre membros podem gerar novos projetos. E as vezes fica complicado julgar quando um fork foi útil, ou gerou apenas mais software no mundo. A exemplo do que aconteceu com o LXQt, onde dois projetos de matéria convergente, os projetos LEDE e OpenWrt anunciaram a reunificação após alguns meses negociação.

Ambos projetos estão felizes em anunciar esta manobra, que exigiu um trabalho árduo para levantar as questões específicas da reunificação, e que teve muitas propostas e poucas ações. A nova e unificada versão do OpenWrt será governada pelas regras estabelecidas pelo projeto LEDE. Membros ativos de ambos os projetos continuarão a trabalhar na versão unificada do OpenWrt.

O Fork LEDE e seu merge de volta ao OpenWrt não alterará a direção técnica adotada pela unificação dos projetos. A busca por estabilidade e lançamentos de manutenção ao mesmo tempo que lançamentos menores são executado para endereçar bugs críticos e incidentes de segurança, continuará funcionando nos mesmo moldes do que foi feito com o LEDE 17.01.

Versões anteriores ao OpenWrt 15.05 CC(chaos calmer) não serão suportadas pelo merge, e serão abandonadas sem atualizações de segurança e estabilidade. A versão OpenWrt 15.05 CC receberá uma quantidade limitada de correções de segurança, e não estará totalmente integrada ao esquema de automatização de lançamentos, fazendo com que os binários demorem um pouco mais a serem lançados. O LEDE 17.01 continuará a receber suporte contínuo a correções de estabilidade e segurança para os binários e fontes. Em breve haverá uma nova versão disponível.

O projeto unificado irá utilizar a base de códigos-fonte do LEDE. Patches específicos do OpenWrt que atingirem os critérios de qualidade impostos pelo LEDE serão integrados a árvore. O código-fonte será hospedado em git.openwrt.org e terá um espelhamento no Github. O código original do OpenWrt será arquivado no Github para referências futuras. Pull requests para os repositórios do OpenWrt e LEDE atuais serão fechados após um período de 30 dias. É encorajado as pessoas que possuem patches pendentes que corram atrás para que tenham seus trabalhos aplicados na árvore.

A reunificação do projeto OpenWrt é representada pela SPI(Software in the Public Interest), uma organização sem fins lucrativos US 501(c)(3) que está gerenciando o registro da marca OpenWrt, as doações para o projeto, e auxiliando as questões legais envolvidas no processo.

A infraestrutura disponível atualmente no domínio lede-project.org será movida ao domínio openwrt.org e redirecionamentos serão configurados onde for apropriado. O que será feito com fóruns e wikis de ambos os projetos ainda não foi decidido, ficando em seus domínios até que um consenso seja atingido.

Para matéria na íntegra, acesse o link de referência, e para aqueles desconhecem a história por trás da separação dos projetos a cerca de 1 ano e meio atrás, o seguinte link é uma boa compilação de todos os eventos.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados