Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

"20 anos depois, o open-source não mudou o mundo como prometido" - mudou de outras formas

Artigo interessante no IDG Now, com título desnecessariamente provocativo: a ideia geral do autor é que o open source é um sucesso em áreas específicas bem importantes (exemplo: "o open source veio a dominar a infraestrutura corporativa" - e menciona também a revolução dos containers, big data, machine learning e IA como setores que são impulsionados pelo open source), mas não cumpriu aquilo que Eric Raymond indicou na época em que foi criado o termo open source, no final do século passado: que a maioria dos softwares produzidos poderiam ser open source – algo que em áreas bastante visíveis, como os aplicativos de usuários finais, ainda não virou realidade.

Mas eu não sei o quanto dá para sustentar a ideia de que "a promessa do open source" é essa – e a provocação do título do IDG se baseia nessa premissa.

Segue a descrição enviada pelo André Machado:

O artigo do IDG Now! diz que, 20 anos após sua fundação, o movimento open source não mudou a maneira como todos os softwares são desenvolvidos, vendidos e distribuídos e que sua percepção no mercado de aplicações é quase nula. No entanto, o open source conquistou seu espaço no setor de infraestrutura corporativa e projeta-se que ele possa se tornar mais evidente para o usuário nos próximos 20 anos.

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados