Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

20 anos depois: como o open-source influenciou o mercado de tecnologia - IDG Now!

O artigo da PC World (EUA) traduzido pelo IDG Now fala ao público desses veículos, e não a nós, e a chamada dá o tom: "Softwares de código aberto estão presentes em boa parte dos produtos tecnológicos das nas nossas vidas, mesmo que a gente não saiba."

Mas é bem variado e amplo (chega a mencionar até mesmo o prefixo "GNU/" junto ao Linux, e fala também em open hardware), e ajuda a marcar os 20 anos da iniciativa Open Source.

Trecho inicial:

Via idgnow.com.br:

O software open-source (código aberto) está presente em muitas coisas da sua vida, mesmo que você não perceba. Os fãs das placas Raspberry Pi, por exemplo, se aproveitam do software open-source. Servidores open-source Linux e BSD rodam nossos sites e redes corporativas, assim como unidades de entretenimento de aviões e quiosques de computadores. 

E não para por aí. O software open-source está no núcleo dos aparelhos Android. Até mesmo navegadores populares são open-source, incluindo o Firefox, o Opera e o projeto Chromium, que serve como base para o Chrome. Softwares de código aberto como Linux são tão importantes para os desenvolvedores que a Microsoft até o integrou no Windows 10 com o Ubuntu Bash no Windows. 

O termo que ajudou a definir todas essas tecnologias nasceu há 20 anos. Já existia a noção de “software livre”, em que os usuários podiam ver o código fonte de um programa, graças aos esforços de Richard Stallman e da Free Software Foundation. Mas em 3 de fevereiro de 1998, os primeiros membros da Open Source Initiative se reuniram para cunhar e adotar o termo “open source”, e a Open Source Definition publicada alguns dias depois ajudou a criar um movimento de massa em torno da noção de expor o código fonte dos softwares. 

O criador do Linux, Linus Torvalds, abraçou o termo pouco depois – o trabalho da Linux Foundation gira em torno do código open-source. Com o passar do tempo, o código aberto se expandiu lentamente para também passar a incluir hardware, além do software.

O software open-source é hoje um elemento fundacional do mundo computadorizado graças aos esforços de inúmeras organizações, desenvolvedores independentes e usuários comuns. 

Por ocasião do aniversário de 20 anos do open-source, confira [no artigo original] alguns pontos importantes sobre as plataformas de código aberto. 

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados