Stallman acha que aproximação da Microsoft vai prejudicar o software livre, Shuttleworth acha que vai ser positivo
O bom doutor Richard Stallman vê elementos sombrios para o software livre na aproximação da Microsoft em relação a ambientes que conhecemos bem, consubstanciada em notícias como a do Windows Subsystem for Linux e na disponibilidade do MS SQL Server para Linux. Segundo ele, trata-se de uma tentativa de extinguir o software livre, mas não vai ser fácil, porque as razões dele e de seus companheiros para usar softwares livres vão além da praticidade e da conveniência.
Mas ele não foi o único figurão a se manifestar sobre o assunto: o ditador benevolente perpétuo do Ubuntu, Mark Shuttleworth, também tem algo a dizer sobre o atual posicionamento da Microsoft. Segundo ele, o Windows Subsystem for Linux (que, entre outras funcionalidades, permite rodar parte do ambiente de execução do Ubuntu nativamente no Windows) oferece flexibilidade aos usuários, e isso não é como se a Microsoft estivesse roubando os brinquedos dele e de seus companheiros, e sim como se eles estivessem compartilhando-os com a Microsoft para oferecer a todos a melhor experiência possível.
Os 2 trechos vieram deste resumo publicado ontem de uma matéria do TechRepublic publicada na semana passada, que traz um pouco mais de detalhes.
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados