Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Privacidade: módulo de segurança de internet banking solicita senha sudo de usuários linux

Tenho uma conta no Banco do Brasil, como muitos outros brasileiros. Utilizo o Internet Banking do BB no meu computador. Sou usuário Ubuntu já há vários anos. Todavia, essa notícia é importante para outros usuários Linux.

Em março de 2017 usuários do Internet Banking do Banco do Brasil começaram a receber a mensagem de que um novo módulo de segurança necessitava ser instalado. Para ver a mensagem de erro basta acessar o site do BB e clicar no botão "ACESSE SUA CONTA" (a mensagem de erro aparece caso você não tenha o módulo instalado. A mensagem aparece tanto em sistemas Windows quanto Linux, e em ambos navegadores, Firefox e IE.

Se você quiser acessar o Internet Banking obrigatoriamente terá que instalar o módulo. As instruções de instalação estão disponíveis nos links da página com o erro.

Eu fiz a instalação no meu sistema Ubuntu e qual não foi a minha surpresa quando percebi que o durante o processo de instalação do módulo foi solicitada a minha senha de administrador (senha sudo).

Aparentemente o software "warsaw", desenvolvido pela GAS Tecnologia, da empresa Diebold, desenvolveu um módulo de segurança que discretamente solicita o usuário ubuntu/linux a sua senha de administrador. Isso fica claro nas próprias instruções para instalação do módulo que estão disponíveis na página de ajuda e tira-dúvidas do BB para o sistema Ubuntu/Mint. O walkthrough com as imagens mostra duas caixas de diálogo durante o processo de instalação: uma caixa apresentada pelo próprio sistema Ubuntu solicitando permissão para instalação de software (o que é um procedimento padrão); e uma segunda caixa de diálogo que é apresentada pelo instalador e que requisita novamente a senha de administrador com a mensagem "Você precisa ter permissões de administrador para instalar softwares. Pode ser inseguro instalar pacotes manualmente. Instale apenas programas de origem confiável."

(...) Note que alguns usuários serão perspicazes o suficiente para perceberem que algo está errado com o instalador, e que ele não deveria solicitar a senha sudo. Porém, grande parte dos usuários não possui conhecimento suficiente para compreender o alcance do processo, e provavelmente digitarão a sua senha novamente nessa segunda caixa de diálogo, permitindo que a GAS Tecnologia tenha acesso ao seu computador de uma forma que não fosse tão séria, seria até banal.

O usuário leigo, que não possui um maior conhecimento de sistemas de computação, não irá duvidar da validade da segunda solicitação por vários motivos. (1) A instalação do software é obrigatória - sem a instalação do módulo de segurança o cliente não tem acesso ao Internet Banking; (2) O software é utilizado por uma instituição financeira de renome e respeitável, além de ser uma das maiores no Brasil (o software também é utilizado por outras instituições financeiras, porém eu sou cliente apenas do BB); (3) a caixa de diálogo do instalador é apresentada de forma a assemelhar-se à caixa de diálogo do sistema Ubuntu, portanto não sendo honesta na sua apresentação e induzindo o usuário a digitar novamente a sua senha.

A comunidade Linux deve levantar-se contra softwares que não respeitam o usuário e seu direito à privacidade. Milhões de usuários estão sendo obrigados a utilizar esse módulo de segurança que, no mínimo, pode ser considerado questionável no seu processo de instalação.

Reclamações em relação à GAS Tecnologia não são raras com atestam as inúmeras reclamações enviadas para o site Reclame Aqui.

Enviado por Daniel Montezano (tnlmontezanoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados