Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

O incrível crescimento do Python nos últimos 5 anos, descrito pelo Stack Overflow

Dados indicam um crescimento diferenciado do Python em relação a outras linguagens populares (como Javascript, Java, C++ e PHP) nos anos recentes, e consideram especificamente o comportamento dos usuários do Stack Overflow que estão em países desenvolvidos (pelos critérios definidos pelo Banco Mundial).

O gráfico é bem claro, e permite identificar a grande diferença de inclinação entre a linha do Python e as demais. Observe: em 2012 o Python estava abaixo das outras 5 mais populares, e agora em 2017 (desde junho) ele passou a estar acima de todas elas.

O Stack Overflow é um recurso bastante útil para tirar dúvidas sobre desenvolvimento de software, e o conteúdo e tráfego gerados pelos seus usuários pode ser uma métrica interessante sobre a popularidade das variadas linguagens, mas é importante destacar que não é a única, nem a melhor, e o ideal é considerá-la no contexto de outras informações sobre as linguagens. Vale lembrar que popularidade da linguagem não necessariamente é indicativo de suas qualidades, mas frequentemente pode ser correlacionada com a disponibilidade e atualização de ferramentas, bibliotecas, documentação e recursos de suporte pela comunidade.

O artigo é longo e cheio de informações interessantes, incluindo uma pequena lista exemplificativa de linguagens cuja popularidade no Stack Overflow está diminuindo: Perl, Objective-C e Ruby.

(via stackoverflow.blog - “The Incredible Growth of Python - Stack Overflow Blog”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados