Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Novo Livro: Pro MySQL NDB Cluster

O livro Pro MySQL NDB Cluster é escrito por dois engenheiros de suporte do time Oracle MySQL, Jesper W. Krogh e Mikiya Okuno. É um mergulho profundo de quase 700 páginas no produto, publicado pela Apress (em Inglês).

É importante enfatizar que há várias formas de trabalhar com o MySQL em Cluster. Há a Replicação nativa do MySQL, há também o MySQL InnoDB Cluster e o MySQL (NDB) Cluster. O livro é dedicado inteiramente a este último.

De forma sucinta, o MySQL NDB Cluster é uma solução que vai atender muito bem alguns requisitos, como: disponibilidade de 99,999%, workloads transacionais (OLTP), replicação geográfica ativo-ativo, tempos de respostas consistentes da ordem de milésimos de segundo, escalabilidade praticamente linear (inclusive de escritas) e capacidade de atender dezenas de milhares de transações por segundo. Contudo, o MySQL Cluster não vai ser uma boa escolha para executar consultas analíticas (OLAP) e, por se tratar de um sistema distribuído, vai adicionar maior complexidade na implantação e administração. Para entender os motivos, é necessário conhecer um pouco da sua origem e arquitetura, tópicos muito bem cobertos no livro.

Para quem usa o MySQL NDB Cluster, pretende usar ou mesmo se interessa por Sistemas Distribuídos de alta performance é leitura obrigatória.

Enviado por Airton Lastori (alastoriΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados