Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Linux em roteadores: Lançado LEDE 17.01.3

O LEDE é um sistema baseado no OpenWrt, com foco em roteadores e criado por conta das diferenças entre alguns desenvolvedores e o "core" do projeto OpenWrt. Apesar de sabermos como a história dos "forks" se desenrola em situações de desavença como esta, os responsáveis por ambos os projetos estão trabalhando para reunificar os projetos. Ponto para a comunidade.

Enquanto isto, apesar do OpenWrt estar parado, o LEDE continua de vento em popa. O changelog mostra diversos bugs sendo corrigidos, problemas de segurança sendo sanados(isto inclui o famigerado CVE-2017-13704 do dnsmask), drivers sendo portados para vários "targets" de roteadores e o kernel LTS 4.4.89 eleito para esta versão.

O procedimento de instalação é o mesmo: imagens que contem o sufixo "factory.bin" servem para substituir a imagem de fábrica, enquanto os arquivos com sufixo "sysupgrade.bin", aplicam a atualização em um roteador que já possui o LEDE instalado, mantendo as configurações(faça backup mesmo assim). Exemplo: tl-wdr3600-v1-squashfs-factory.bin e tl-wdr3600-v1-squashfs-sysupgrade.bin se aplicam ao tp-link wdr3600 versão de hardware 1, e são respectivamente imagem de substituição e imagem de atualização.

Changelog com maiores detalhes sobre o release 17.01.3 no link de referência.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados