Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Infraestrutura virou código - teste automatizado de infraestrutura

Acredito que seja notável para maioria dos profissionais de TI que estamos passando por uma grande revolução em nossa área. A automação de infraestrutura é uma realidade e não gerenciamos mais serviços e servidores da mesma forma que fazíamos há 10 anos atrás.

Não é mais tolerável ter o prazo de uma semana para entregar um novo servidor para equipe de desenvolvimento, as solicitações normalmente são para o mesmo dia, isso quando os clientes já não conseguem criar seus próprios hosts sem necessidade de abertura de ticket para os sysadmins.

Infraestrutura virou código

A automação é possível através da parametrização das definições de infraestrutura, ou seja, transformamos a criação de serviços e servidores em código. Que são especificações descritivas de como desejamos que aquele serviço/servidor seja instalado e configurado.

Ao transformar a infraestrutura em código podemos nos aproveitar de todo conhecimento adquirido e já validado pela engenharia de software por anos de experimentação no assunto. E seguindo essa linha, um assunto muito importante é que todo código precisa ser testado de forma automatizada, ou seja, se infra virou software, precisamos testá-la também.

Enviado por Rafael Gomes (gomexΘriseup·net)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados