Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Hackaton de Acessibilidade do KDE busca doações da comunidade

Randa Meeting é o encontro anual de programação dos desenvolvedores do KDE que por padrão vem se dedicado a trazer a tecnologia para diferentes sistemas operacionais e form factors. Esse ano o encontro será sobre acessibilidade, Mas o que queremos dizer com isso?

No KDE, entendemos que tecnologia não é sempre simples, e que diferentes condicoes e habilidades fazem os programas serem mais complicados de usar. Como queremos que o software livre seja universal, precisamos deixar que os softwares que escrevemos rodem bem, independente de pra quem.

Queremos nos focar em coisas que tendem a falhar no caminho, problemas que sao chatos, mas nao pra todos. Pessoas com deficiência visual, pessoas com deficiencia motora são as pessoas que iremos querer nos focar nesse sprint.

Como iremos fazer isso?

Nesse evento iremos nos fechar na quietude dos alpes suiços e levar varios projetos nessa direção. David Edmundson, por exemplo, planeja usar seu tempo para melhorar o Plasma para pessoas que preferem usar o teclado virtual. Isso ajudará pessoas com mobilidade reduzida que tem dificuldades em trabalhar com mouse.

Adrian de Groot ira trabalhar no Calamares, o instalador de distribuições linux criada pelo projeto KDE. Adriaan fará o Calamares mais facil de ser usado para pessoas com pouca visibilidade integrando-o com o leitor de telas Orca.

Alem dos dois projetos mencionados acima, teremos desenvolvedores do GCompris, Kdenlive, kubuntu, kmymoney, kontact, kube, digikam, atelier, KDEEdu, WikiToLearn e Krita. Todos trabalhando juntos para resolver problemas de acessebilidade no KDE.

Enviado por Tomaz Canabrava (tcanabravaΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados