Baguete: FISL de 2017 é cancelado
A nota do site gaúcho associa o declínio do evento a uma situação partidária, além de mencionar que a campanha para angariar doações e contribuições não conseguiu dar sobrevida à edição deste ano.
Via www.baguete.com.br:
A 19a edição do Fórum de Software Livre, prevista para acontecer no começo de outubro em Porto Alegre, está cancelada e teve a realização transferida para julho de 2018, também na capital gaúcha. Mas a verdade é que nesse momento o futuro do FISL é uma incógnita.
Uma nota publicada no site da Associação Software Livre, organizadora do evento, reconhece não foram obtidos patrocínios suficientes e a campanha de doações individuais para viabilizar o FISL 2018 não foi bem sucedida.
A campanha de doações foi iniciada no final de junho, com o objetivo de reunir 3 mil participantes organizados em um grupo de Telegram (no momento, existem 387 inscritos).
Já no ano passado, o FISL esteve prestes a não acontecer, com a organização divulgando uma campanha de doações 30 dias antes do evento. No final, entre algumas doações e patrocínios, o evento conseguiu ser realizado, ainda que em um formato reduzido em relação a anos anteriores.
O FISL é acontece tradicionalmente em julho. O timing das comunicações da ASL indica que a associação tentou até o último momento buscar patrocinadores, decidiu atrasar o evento para outubro enquanto buscava patrocínio por crowdfunding e finalmente decidiu cancelar o evento em 2017.
(...) A nota afirma ainda que durante o período de 01 a 04 de outubro será feito um “sério debate”, com o propósito de “lançar as bases para a construção de novas estratégias”.
O problema do FISL é mais profundo que apenas uma fuga de patrocinadores causada pela crise econômica, tendo que ver mais com o declínio do PT em nível federal, e, por coincidência, também em nível estadual e municipal no Rio Grande do Sul.
A história do Fisl está intimamente ligada a diferentes administrações petistas.
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados