Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Apple libera código fonte do kernel do MacOS e iOS [atualizado]

A licença escolhida (a APFS 2.0, de 2003) é reconhecida como livre (pela FSF) e como open source (pela OSI), mas a GPL e ela são incompatíveis entre si, devido às diferenças nas restrições de cada uma delas.

O código-fonte disponibilizado vai além do kernel do Darwin, que é já tradicional a base open source dos sistemas operacionais da Apple: desta vez estão disponíveis também fontes dos trechos otimizados especificamente para as plataformas do iOS (a grande novidade) e do MacOS.

Isso que podemos considerar uma notícia quente no universo da TI. A Apple, que sempre foi rechaçada por boa parte da comunidade de Software Livre ao alardear que era um grande contribuidor de código em projetos open-source sem "demonstrar muita prática", agora parece ter dado um passo mais firme nesta direção. Ela anunciou ontem, a liberação do código-fonte do seu kernel XNU - que embarca e faz funcionar os seus sistemas operacionais macOS e iOS.

Mas acalme-se, a licença utilizada foi a Apple Public Source License 2.0, que é bastante restritiva. Isso sugere aos desenvolvedores e entusiastas um estudo mais profundo da licença antes de sair 'absorvendo' componentes de software em suas soluções ou afins. Ainda assim, vale ressaltar que com esta medida a Apple tornou mais simples aos desenvolvedores entenderem como os dispositivos e as camadas superiores funcionam com o kernel dos seus sistemas.

Enviado por Jack (jackΘconexti·com·br)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados