Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Anunciado o Amazon Linux 2 - será LTS de 5 anos, com imagens disponíveis

Via Rodrigo Novo chega a notícia da distribuição Amazon Linux 2, já disponível para testes e que em breve será lançada em versão definitiva, LTS (suporte de longo prazo) de 5 anos, com garantia de atualizações de segurança e de manutenção da ABI.

A FAQ Oficial tem um bom resumo das informações principais, mas vou pinçar alguns detalhes: o Amazon Linux 2 tem características para oferecer melhor desempenho a aplicações dos clientes dos serviços on-line da Amazon e, além de estar disponível nestes, também pode ser obtido em imagens adequadas para quem quiser testar ou desenvolver para ele localmente em ambientes Docker, VMware, Virtualbox ou Hyper-V.

Quanto ao conteúdo, o Amazon Linux 2 traz o kernel Linux LTS mais recente, otimizado para o AWS, com systemd e ferramentas básicas atualizadas (gcc 7.2.1, glibc 2.25, binutils 2.27). Os pacotes adicionais que cada cliente precisa para compor seu ambiente (Python, MariaDB, PostgreSQL, Ruby, etc.) estão disponíveis em um repositório chamado Amazon Linux Extras.

(via aws.amazon.com - “Introducing Amazon Linux 2”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados