Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

ALCASAR, controlador de acesso à rede, de código aberto, rodando na Mageia

Anne Nicolas, atual coordenadora da Mageia.Org postou no Blog Mageia sobre o ALCASAR, um software controlador de acesso à rede, de código aberto. No início o projeto rodava no Mandrake Linux e atualmente o ALCASAR só funciona na Mageia e, segundo Richard REY, e ainda não há nenhuma discussão para mudar isso.

No blog Anne Nicolas entrevista Richard REY, que desenvolveu o software rodando na Mageia. Segundo Richard REY, o coração do projeto foi desenvolvido em torno de quatro componentes principais: o servidor Radius freeradius, o NAC (Network Access Controller) coova-chilli, o RDBMS mariadb e o firewall netfilter. O apache e o PHP foram adicionados depois para propor uma interface de administração Web amigável.

Esse software autentica e protege o acesso dos usuários independentemente de seu tipo de conexão, ou equipamentos (PC, smartphone, console de jogos, televisores, etc.). Novas funcionalidades foram sendo adicionadas (filtragem de lista e nome de domínio, “lista negra” e “lista branca”, filtragem de protocolos, usuário/filtragem específica de usuário, importação e personalização de lista negra/lista branca, gerenciamento de tempo de conexão, identificação SMS, autenticação de endereço MAC, internacionalização de Interfaces, etc.).

Há ministérios franceses e estrangeiros usando o software e algumas empresas implantaram ou o incluíram este software em sua política de segurança.

Enviado por macxi (ideaslinuxetcΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados