Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

4 lições para desenvolvedores modernos de um programador de mainframes de 1970

Para a maioria dos leitores atuais, falar de informática anterior aos anos 2.000 parece ser uma aula sobre pré-história; quem dirá sobre a computação da década de 1.970, quando os pais de uma grande parte deles também não eram nascidos.

Mas esse texto me chamou a atenção pelo fato de, apesar de os cenários serem tecnicamente diferentes, a situação para os desenvolvedores permanece quase a mesma e, portanto, as dicas são atuais.

Naquele tempo, a maior parte do poder de processamento estava nos famosos mainframes, que disponibilizavam recursos escassos - e caros - para seus usuários. Com isso, desenvolver programas extremamente eficientes e bem escritos estava longe de ser apenas uma opção. Hoje, apesar de todos os avanços tecnológicos, trocamos os mainframes pela nuvem e a forma de cobrança pela utilização dos recursos permanece quase a mesma. Isso faz com que empresas que levem seus programas personalizados da sua rede interna para a nuvem acabem pagando caro pela má e excessiva utilização dos recursos disponibilizados, devido a uma programação muitas vezes desleixadas.

Vale a leitura para desenvolvedores novos e antigos, afinal, conhecimento nunca é demais.

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados