Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Screen, tmux & cia: Systemd agora mata todos os processos da shell do usuário no logout, por default

Novo default ignora um comportamento esperado por muitos usuários avançados.

A possibilidade de iniciar um processo em uma shell, e permitir que ele continue rodando mesmo após a shell em questão ser encerrada, é uma característica comum que faz parte das rotinas de administradores de sistemas, desenvolvedores, e usuários avançados de Unix e Linux.

Utilitários como o screen e o tmux são formas populares de tirar máximo proveito desse recurso, permitindo, por exemplo, iniciar um editor de texto enquanto está rodando uma sessão SSH a partir do computador de casa, suspendê-la ao desligar o computador para ir para o laboratório da faculdade, e ao chegar lá dar continuidade à mesma sessão de SSH previamente suspensa.

Mas os novos defaults do Systemd interferem com esse comportamento: agora todos os processos iniciados em uma shell terminam quando ela encerra.

É possível mudar o default editando o logind.conf, e há outras alternativas à disposição (por exemplo, mudar parâmetros do usuário com o loginctl, ou usr o utilitário systemd-run) para preservar a funcionalidade tradicional. Mesmo assim, é um exemplo adicional de como as mudanças no systemd alteram características default à qual usuários prévios podem estar acostumados. (via linux.slashdot.org - “Systemd Starts Killing Your Background Processes By Default - Slashdot”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados