Palestra ao vivo hoje às 14h: Vida de Programador - do WordPress ao Axe
Hoje às 14h10min será transmitida ao vivo a palestra do André Noel (ou @ProgramadorREAL), do site Vida de Programador (e participante ativo da comunidade open source brasileira há anos), contando sobre sua experiência de substituir o WordPress pelo Axe como gerenciador de conteúdo do seu site.
Como autor do Axe, fico feliz: o André é bem caracteristicamente público-alvo das versões atuais, adequadas muito mais a desenvolvedores curiosos do que a usuários finais. No processo de portar seu site, ele escreveu uma ferramenta de importação automatizada dos posts do WordPress, acrescentou alguns recursos ao Axe, e me deu várias boas sugestões – e ele logo vai disponibilizar o código correspondente às mudanças dele.
A experiência dele foi parecida com a minha: ao trocar um CMS dinâmico (como o WordPress e vários outros) por um CMS estático (como o Axe e vários outros), ele escolhe abrir mão de vários recursos (como o suporte a comentários nativos da própria plataforma, no meu caso), mas em compensação o ato de servir uma página a qualquer usuário deixa de envolver acesso a um servidor de banco de dados e execução (na camada de aplicação) de um script em PHP ou outra linguagem interpretada, pois o gerenciador de conteúdo cria o site na forma de uma série de arquivos HTML estáticos. Fica mais rápido, mais leve, exige menos CPU e menos RAM, e assim custa menos (para quem tem plano de hospedagem com custo atrelado aos recursos disponibilizados, claro).
Existem soluções intermediárias (como vários plugins de cache do WordPress) e uma variedade de outras opções de CMSs e geradores estáticos, e cada mantenedor de site pode escolher a que melhor lhe atende (o WordPress provavelmente é a resposta certa para boa parte deles).
Para mim, a redução de custo de hospedagem alcançada desde o primeiro mês após a troca do WordPress (com cache) pelo Axe (com comentários gerenciados por serviços externos) em todos os sites que eu mantenho foi da ordem de 90%, e acredito que para o André a situação seja similar, e que na palestra de hoje ele vá contar!
Para assistir gratuitamente à transmissão ao vivo, inscreva-se no site do TDC Online
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados