Novatec lança 5ª Edição do livro “Expressões Regulares – Uma abordagem divertida” nos formatos impresso e ebook
Revisando aquela tese de mestrado, você percebe que digitou errado o nome daquele pesquisador alemão famoso. E foram várias vezes. Escreveu Miller, Mueller e Müler, quando na verdade era Müller. Que tal corrigir todos de uma vez? Fácil, use a expressão M(i|ue|ü)ll?er.
Que tal encontrar todas as palavras repetidas repetidas em seu texto? Ou garantir que há um espaço em branco após todas as vírgulas e os pontos finais?
Se você é programador, seria bom validar dados em um único passo, não? Endereço de e-mail, número IP, telefone, data, CEP, CPF… Chega de percorrer vetores e fazer checagens “na mão”.
Expressões Regulares são muito úteis em programação, na edição e revisão de textos e na extração e manipulação de dados. Você pode usá-las em:
● Linguagens de programação: Java, JavaScript, Python, Ruby, PHP, .NET, …
● Editores de texto: LibreOffice, Microsoft Word, Google Docs, Vim, Emacs, …
● Bancos de dados: Oracle, MySQL, PostgreSQL, SQLite…
Apesar de parecerem incompreensíveis, as expresses regulares são compostas de ferramentas simples e fáceis de assimilar.
O livro Expressões Regulares – Uma abordagem divertida chega à sua 5ª edição, publicada pela Novatec Editora, totalmente revisada e ampliada, nos formatos impresso e ebook.
O autor Aurelio Marinho Jargas é pesquisador, programador e escritor, especialista em manipulação de dados: parsers, conversores, formatadores e extratores. Com uma experiência de mais de uma década em expressões regulares, já ensinou muitos alunos nos cursos e nas palestras que ministrou, tornando-se referência nacional no assunto. É autor do livro Shell Script Profissional e de vários programas como Funções ZZ, txt2tags, MoneyLog Experience e o divertido MiGuXeiToR. Seu site pessoal www.aurelio.net é recheado de artigos técnicos bem-humorados e seu twitter não para: @oreio.
Enviado por Stephane Milate (smilateΘnovatec·com·br)
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados