Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Novatec lança 5ª Edição do livro “Expressões Regulares – Uma abordagem divertida” nos formatos impresso e ebook

Você procura uma sigla em um texto longo, mas não lembra direito quais eram as letras. Só lembra que era uma sigla de quatro letras. Simples, procure por [A-Z]{4}.

Revisando aquela tese de mestrado, você percebe que digitou errado o nome daquele pesquisador alemão famoso. E foram várias vezes. Escreveu Miller, Mueller e Müler, quando na verdade era Müller. Que tal corrigir todos de uma vez? Fácil, use a expressão M(i|ue|ü)ll?er.

Que tal encontrar todas as palavras repetidas repetidas em seu texto? Ou garantir que há um espaço em branco após todas as vírgulas e os pontos finais?

Se você é programador, seria bom validar dados em um único passo, não? Endereço de e-mail, número IP, telefone, data, CEP, CPF… Chega de percorrer vetores e fazer checagens “na mão”.

Expressões Regulares são muito úteis em programação, na edição e revisão de textos e na extração e manipulação de dados. Você pode usá-las em:

● Linguagens de programação: Java, JavaScript, Python, Ruby, PHP, .NET, …
● Editores de texto: LibreOffice, Microsoft Word, Google Docs, Vim, Emacs, …
● Bancos de dados: Oracle, MySQL, PostgreSQL, SQLite…

Apesar de parecerem incompreensíveis, as expresses regulares são compostas de ferramentas simples e fáceis de assimilar.

O livro Expressões Regulares – Uma abordagem divertida chega à sua 5ª edição, publicada pela Novatec Editora, totalmente revisada e ampliada, nos formatos impresso e ebook.

O autor Aurelio Marinho Jargas é pesquisador, programador e escritor, especialista em manipulação de dados: parsers, conversores, formatadores e extratores. Com uma experiência de mais de uma década em expressões regulares, já ensinou muitos alunos nos cursos e nas palestras que ministrou, tornando-se referência nacional no assunto. É autor do livro Shell Script Profissional e de vários programas como Funções ZZ, txt2tags, MoneyLog Experience e o divertido MiGuXeiToR. Seu site pessoal www.aurelio.net é recheado de artigos técnicos bem-humorados e seu twitter não para: @oreio.

Enviado por Stephane Milate (smilateΘnovatec·com·br)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados