Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Microsoft lançou hoje uma distribuição baseada no Debian, e o nome dela é SONiC

Sim, é uma distribuição Linux da Microsoft, baseada no Debian. Não, ela não é feita para desktops, e nem mesmo para servidores, e sim para rodar em switches de rede.

Sob o nome de SONiC (Software for Open Networking in the Cloud), trata-se de um sistema operacional contendo os recursos necessários para definir, em software, as características, recursos e outros detalhes de funcionamento de um switch. O código está disponível no Github.

O Lucas Timm enviou os links da notícia sobre a iniciativa da MS, com o apoio de empresas como Arista, Broadcom, Dell e Mellanox, que busca oferecer aos operadores "da nuvem" a possibilidade de escolher seu hardware de switch, e usar o software da Microsoft (e as APIs associadas) para ajustar suas redes conforme suas demandas. Ou, nas palavras do CTO da Azure (que também postou a respeito), trata-se de uma plataforma totalmente open source para switches, que pode compartilhar a mesma pilha de software em equipamentos de vários fabricantes.

Vale destacar: a Microsoft vai usar e oferecer o SONiC em serviços da sua plataforma Azure, disponibilizou o código, mas não pretende vender o SONiC como um produto, nem prover suporte a quem o adotar. Ele hoje é baseado no Debian, mas a empresa informa que isso pode vir a mudar – o projeto é agnóstico quanto a distribuições.

(via www.theregister.co.uk - “Microsoft has released a Debian Linux switch OS. Repeat, a Debian Linux switch operating system • The Register”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados