Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Mageia 6 "sta 1" foi liberado

A Equipe Mageia anunciou a liberação Mageia 6 "Sta 1", o primeiro instantâneo de estabilização da Mageia 6. Na nova nomenclatura do desenvolvimento da Mageia 6, esta fase "Sta 1" ("Stabilisation snapshot 1" ou "Instantâneo de Estabilização 1") equivale ao "Beta 1".

Dentre as características desta etapa de desenvolvimento da Mageia 6, o GRUB 2 passou a ser bootloader padrão, substituindo o Grub legacy. O ambiente gráfico KDE 4 foi substituído pelo KDE Plasma 5. As mídias live estão agora disponíveis com LiveDVD, mas foram descartados os LiveCDs e o DVD dual-arch. A Mageia 6 STA1 vem com as seguintes atualizações:

Linux Kernel 4.6.3 - Glibc 2.22 - Plasma 5.6.4 - GNOME 3.20.3 - MATE 1.14.1 - Cinnamon 3.0.1 - LibreOffice 5.1.4.2 - Firefox 45 ESR - Thunderbird 45 - Chromium 51

A versão final da Mageia 6 deverá ser lançada com o kernel 4.7 para melhor suporte de hardware novo e um ciclo de suporte maior. As ISOs estão disponíveis para teste no site Mageia ou, se preferir, num espelho específico (ver link no blog Mageia).

Os erros encontrados poderão ser relatados no Bugzilla Mageia, para que possamos corrigí-los para o lançamento final.

Acompanhe na página wiki o Cronograma de Desenvolvimento da Mageia 6, que tem previsto o Sta2 em julho, o RC em agosto e lançamento final em agosto ou início de setembro.

Se você quiser se envolver nos testes de controle de qualidade, testes das ISO ou qualquer outra parte do Mageia, acesse nossa página de contribuição com idéias de como você pode ajudar.

Veja mais notícias sobre a Mageia 6 na página wiki Mageia 6 press

Lembramos que esta versão da Mageia 6 Sta1 ainda é uma versão em desenvolvimento, para testes, por isso não é recomendado o uso em ambiente de produção.

Enviado por macxi (ideiaslinuxetcΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados