Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Leitor sugere: FISLs itinerantes e temáticos

Comecei a participar do FISL - Fórum Internacional Software Livre, em 2005 quando ainda era estudante ciência da computação na UFPR e de lá para cá participei de todas as edições. Vi o FISL chegar ao seu auge em termos de público em 2009 quando o Presidente Lula participou da 10ª edição deixando uma marca histórica no evento com quase 10.000 participantes. Sempre tive amigos(as) entre pessoal da organização, e algumas deles(as) eu já conhecia da época que participava do movimento estudantil de computação, antes mesmo de ir ao FISL.

Lembro que nas primeiras edições que fui, era até difícil andar pelos corredores de tanta gente que tinha, era comum não conseguir entrar em um auditório porque já estava lotado, e eram usados auditórios espalhados pela PUCRS nos levando a andar de um lado para o outro do Campus. E sempre os encerramentos eram grandes festas para celebrar o fim de mais uma edição.

A sensação que tinha era que o pessoal envolvido na organização, apesar do esforço gigantesco, tinha muito prazer em trabalhar naquilo, e os participantes admiravam muito o FISL principalmente por reconhecer o evento como o principal local de encontro da comunidade de Software Livre no Brasil.

Provavelmente motivados por esse cenário de sucesso, era comum ver nas semanas seguintes a realização do FISL pessoas levantando o debate principalmente em listas de discussão como do PSL-Brasil sobre o FISL se tornar um evento itinerante, ou seja, ele mudar de cidade a cada ano ao invés de acontecer sempre em Porto Alegre. Algumas opiniões eram de que se o FISL fosse para outras regiões do país, pessoas que não podiam viajar para o Sul, poderiam então participar. Por outro lado, o argumento era de que o FISL é um evento de Porto Alegre, organizado por pessoas em sua maioria residentes em Porto Alegre, e gerenciado pela ASL.Org que é uma entidade sediada em Porto Alegre. Alguns amigos me disseram pessoalmente que havia também a preocupação que se grupos de outras cidades organizassem o FISL, o evento poderia não ter a mesma qualidade por não ter pessoas com experiência suficiente envolvidas diretamente na organização local.

Continua em: http://phls.com.br/blog/uma-proposta-de-fisl-s-itinerantes-e-tematicos

Enviado por Paulo Henrique de Lima Santana (phlsΘsoftwarelivre·org)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados