Lançado OpenBSD 6.0
Palmas para o W^X!
W^X enforcement: Todos os programas agora estão forçados a utilizar a proteção Write-Or-Execute por padrão, visto que nenhum binário integrante do sistema base viola esta proteção. Binários que ainda não se adequaram, são marcados com a opção PT_OPENBSD_WXNEEDED no nível do ELF e seu filesystem deve ser montado com a flag wxallowed. Como alguns softwares ainda padecem deste mal (chromium, libreoffice…), a partição /usr/local é a única já montada com esta opção por padrão.
Melhorias no ARMv7: Novas plataformas arm foram alteradas para o mecanismo EFI + bootloader similarmente ao que acontece com amd64. Um único kernel e ramdisk é utilizado para todos os SoCs e uma FTD(Flattened Device Tree) é útilizada ao invés de tabelas estáticas para resolver os board id numbers do dispositivo específico. Kernels são carregados de partições FFS e não mais de partições FAT.
SMP e Redes: Mais remoção de locks de rede, e subsistema perto de se tornar "lockless". Para usuários desktop isto significa melhor responsividade ao utilizar navegadores. Nova tabela de roteamento ART é a padrão e oferecerá maior performance na busca de rotas complexas. Diversas melhorias na rede wireless e adição de drivers.
Removido: Plataforma VAX, systrace, Subsistema de Emulação do Linux e kern.usermount. No último item, quem quiser montar partições como usuário normal deverá configurar uma solução baseado no doas(1), comando de elevação de privilégios substituto do sudo.
OpenSSH, OpenSMTPD, OpenNTPD, OpenBGPD e LibreSSL: Diversas melhorias listadas na página de lançamento da versão 6.0.
E não acaba por aqui. Todas as melhorias estão elencadas na página de lançamento da versão 6.0.
Pra quem já possui a versão 5.9 instalada, o processo de atualização é simples: Bootar no Kernel bsd.rd da versão 6.0, selecionar a opção "(U)pgrade" e logo após executar o comando "pkg_add -u" para terminar a atualização. O upgrade guide é o documento oficial do procedimento de atualização da 5.9 para a 6.0.
Esta também será a última versão do OpenBSD que irá prensar CDs de instalação. Quem mantem a coleção de mídias físicas, esta será a última figurinha para quem quiser completar o álbum. Isto dará mais tempo para o projeto polir a distribuição em suas versões de mídia digital, e dará maior flexibilidade na agenda de lançamento.
Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados