Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Fuchsia - Novo SO da Google, sob licença BSD

Pouco se sabe sobre o surgimento deste sistema operacional, e o que se especula é que nos resumos de seu repositório a pilha parece ser Dart como linguagem para GUI, Flutter para widgets e Escher como renderizador. Nada de Linux aqui e sim, um Kernel novo baseado no LK(littlekernel) batizado Magenta. Pelo que diz o licenciamento do repositório deste OS que surgiu "do nada" no GoogleSource e está espelhado no GitHub, trata-se de um novo OS com licença BSD de 3 cláusulas.

Outro arquivo cita a frase "Pink + Purple == Fuchsia (a new Operating System)", o que não ajuda muito. A documentação do kernel, Magenta, pode ajudar a entender o objetivo deste novo OS. Ela diz que o "Magenta tem como alvo telefones e computadores pessoais modernos com processadores rápidos e quantias não triviais de ram e periféricos arbitrários para uma computação sem fim".

Outra peça intrigante de informação é que grandes nomes da indústria que fizeram parte dos projetos NewOS, BeOS, Danger, iOS e o webOS da Palm, como Travis Geiselbrecht e Brian Swetland, tem commits no repositório.

Seria este apenas um projeto de pesquisa, ou um futuro substituto para o Linux nos produtos do guarda-chuva da Google (Android, ChromeOS…) com uma licença BSD?

Enviado por Nicolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados