Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

FreeBSD 11.0-RELEASE lançado

A Equipe de Engenharia de Lançamentos(Release Engineering Team) anuncia a chegada do FreeBSD 11.0-RELEASE. Esta é a primeira versão da branch stable/11. Alguns dos pontos altos desta:

- Geração de chaves DSA no OpenSSH está desabilitada por padrão. É importante que os usuários deste tipo de criptografia atualizem suas chaves. Adicionalmente, o suporte ao protocolo versão 1 foi removido.
- OpenSSH foi atualizado para a versão 7.2p2.
- Suporte ao padrão wireless 802.11n foi adicionado.
- Por padrão, o utilitário ifconfig(8) irá configurar o padrão do domínio regulatório para FCC em interfaces wireless. isto faz com que haja menores chances de alguma interface violar regulações específicas de alguns países.
- O utilitário svnlite(1) foi atualizado para a versão 1.9.4.
- As ferramentas relativas a compilação(llvm, lldb, libc++, compiler_rt) foram atualizadas para a versão 3.8.0
- A biblioteca libblacklist(3) foi portada no projeto NetBSD.
- Suporte a arquitetura AArch64(arm64) foi adicionado.
- Suporte gráfico nativo foi adicionado ao virtualizador bhyve(8), garantindo suporte a raw Framebuffers, mouse e teclado PS2, controladoras USB XHCI, e com a imagem UEFI apropriada, guests FreeBSD, Windows e Linux podem ser instalados e executados em modo gráfico usando o framebuffer UEFI/GOP. Outras tecnologias importantes como as instruções SVM e AMD-V(processadores AMD), Suporte ao qemu-virt, suporte a DSM TRIM para discos virtuais AHCI e melhorias para o FreeBSD rodando como guest do Hyper-V e Xen também foram implementadas.
- Uma lista extensa de suporte a dispositivos wireless foi adicionado.
- Adicionado o módulo vxlan(4), implementação que uma camada 2 virtual sobre a camada 3(IP/UDP).

Maiores detalhes sobre errata, processo de atualização e disponibilização de mídias contendo esta versão se encontram no link de referência. Leia também a pagina de release notes.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados