Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

FISL busca o apoio da comunidade e avisa: precisa de você para acontecer

Ao longo das últimas 16 edições, o FISL reuniu milhares de representantes de comunidades de mais de 25 países e de todos os estados brasileiros para discutir, pensar soluções e construir um cenário melhor para o uso, a difusão e o desenvolvimento do software livre no Brasil e no mundo. O evento tem sido um espaço de ponta para articular ativistas de vários países, que muitas vezes entram em contato apenas pela rede e que fazem dele o seu ponto de encontro anual.

O próprio Marco Civil da Internet, por exemplo, foi fruto de discussões que se articularam inicialmente no FISL, com a presença da presidência da república, de inúmeras lideranças políticas e empresariais, de membros da academia, estudantes, usuários e profissionais de TIC. O Fórum também se consolidou como um dos maiores e principais eventos de tecnologia do Brasil, tendo recentemente passado a fazer parte do calendário oficial de Porto Alegre.

Por tudo isso, convocamos a comunidade a promover uma grande mobilização visando a realização da 17ª edição do evento, que está agendado para acontecer de 13 a 16 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, e há pouco teve risco de ser cancelado, opção essa que já foi descartada pela coordenação do evento.

Essa mobilização já acontece desde o início do ano, quando lançamos uma chamada de doações para o FISL17. Ao todo, arrecadamos R$ 21.141,00 de 144 doadores que compreenderam a importância de investir na manutenção daquilo que foi construído por todas e todos nós, integrantes do Projeto Software Livre Brasil, durante quase duas décadas. A campanha continua aberta e é possível fazer doações de qualquer valor a partir de 10 reais neste link: http://segue.fisl17.softwarelivre.org/

Mesmo com o apoio de todas essas pessoas, ainda não conseguimos recursos suficientes, há pouco mais de 30 dias de seu início, para fazer o evento sem grave prejuízo para a manutenção das atividades da Associação Software Livre. A crise econômica e política pelo qual o país tem passado tem feito o setor privado se retrair e os governos, nas três esferas, cortarem custos. Entre os principais custos cortados estão os de marketing e publicidade, onde se encontram, na maior parte das vezes, os recursos para patrocínios de eventos. E também não é segredo que a realização do evento nos últimos anos contou fortemente com o apoio do Governo Federal, que atualmente não mostra condições de manter a continuidade da parceria nos moldes anteriores.

Pedimos que se você faz parte de alguma instituição que possa apoiar o FISL, seja nosso embaixador, fale sobre a importância de apoiar o evento e peça para entrarem em contato com nossa equipe pelo endereço asl@asl.org.br ou pelo telefone (51) 3228 0100.

E, caso você ainda não tenha montado uma caravana com sua turma do trabalho ou de estudos, ou comprado seu ingresso, gostaríamos de salientar mais uma vez que participar esse ano é mais do que uma oportunidade de qualificação profissional, mas um posicionamento firme contra a extinção do FISL, comprometimento grave da Associação Software Livre.Org e enfraquecimento do PSL.Br .

Fazemos este comunicado com respeito e consideração aos mais de 1.200 participantes já confirmados, entre inscritos e palestrantes. Desejamos imensamente realizar o FISL17, e muitas outras edições para o futuro e para isso, a tua participação e apoio é decisiva: visite-nos em http://softwarelivre.org/fisl17

Este é um momento em que clamamos por união da comunidade na busca de soluções. A contribuição de cada um de vocês é essencial e imprescindível para continuarmos estimulando o desenvolvimento de tecnologias que libertam, tecnologias cuja natureza é socialmente justa, economicamente viável e tecnologicamente sustentável.

Saudações livres,

Sady Jacques Coordenador Geral Associação Software Livre.Org

Enviado por Ana Carolina de Lima Pereira (ana·limaΘsoftwarelivre·org)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados