Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Experimento: rm -rf --no-preserve-root no subsistema Linux para Windows se mostra altamente destrutivo

O comando fez o que se espera que ele faça, naturalmente – a surpresa do autor é que a Microsoft não colocou maiores barreiras no caminho dele (ou do subsistema Linux) quanto a modificar o sistema como um todo. Também me surpreende, mas me parece que torna o subsistema Linux um produto melhor.

Nunca rode rm ​-rf --no-preserve-root "/mnt/c" dentro de seu subsistema Linux para Windows. Esta é a dica do blogger Daniel Aleksandersen ao testar a nova funcionalidade de subsistema do Windows. Sabendo que este comando iria potencialmente destruir seu sistema, pelo "bem da ciência" ele fez.

Enquanto o comando rodava, o Windows começou a reverter as configurações padrão de programas e aplicações de sistema, e alguns programas foram parcialmente ou totalmente deletados do sistema. Customizações, temas e planos de fundo sumiram. O Windows estava prestes a morrer.

Da mesma forma como o comando roda nativamente no Linux (rm ​-rf --no-preserve-root "/") o sistema ainda possui um suspiro de vida até completar a remoção de todo e qualquer arquivo que possua. No subsistema Linux para Windows, apenas arquivos que não são acessíveis a usuários comuns serão preservados. Contudo, uma significativa parcela dos arquivos ainda assim é deletada, totalizando 12.000 arquivos nas localizações "C:\Windows" e "C:\Users" tornando o sistema inutilizado (incapaz de bootar novamente).

O comando rm ​-rf --no-preserve-root "/ " dentro do subsistema irá apenas apagar a instalação do Linux dentro do Windows, e pode ser restaurada com o comando lxrun.exe /uninstall /full /y && lxrun.exe /install /y. Parece que a Microsoft ainda não inseriu os limites nesta solução, e ela é "mais poderosa do que parece" quando se trata de acessos.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados