Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Convergência adiada: Unity 8 não será desktop padrão no Ubuntu 16.10

O mais interessante não é o teor, mas sim perceber que as discussões da conferência dos desenvolvedores da Canonical agora geram notícia da PC World, que o IDG Now oferece (em versão traduzida) ao seu público – ou seja, temas como Mir e Unity para eles estão próximos do mainstream. Ou algo assim.

Via idgnow.com.br:

A visão da Canonical de convergência - um único ambiente altamente adaptativo que abarca os usos mobile e desktop - foi adiada mais uma vez. Isso porque o desktop Unity 8 e o servidor de display Mir, que são essenciais para essa visão, não serão usados como padrão no Ubuntu 16.10, de acordo com uma discussão sobre o assunto no Ubuntu Online Summit.

Com o lançamento recente do Ubuntu 16.04 LTS, os desenvolvedores Ubuntu entregaram um excelente desktop Linux baseado no Unity 7 e em X.org. Mas todas as suas qualidades não mudam o fato de que ainda é um desktop tradicional que não faz nada para avançar os objetivos de convergência da Canonical.

Segundo o fundador do Ubuntu, Mark Shuttleworth, o Ubuntu 16.04 LTS inicialmente deveria oferecer duas versões: um ambiente desktop tradicional e um desktop Ubuntu Personal baseado nos software convergidos Unity 8 e Mir. Mas isso acabou não acontecendo.

Mas quando?

Idealmente, a visão do Ubuntu de um desktop unificado chegará totalmente pronta no Ubuntu 18.04 LTS, daqui a pouco menos de dois anos. A sessão Unity 8 estará disponível no Ubuntu 16.10, mas apenas como opção.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados