6 anos depois: Ubuntu 16.04 LTS vai suportar oficialmente a barra do Unity na base da tela
A persistência em manter fixo na esquerda da tela o lançador do Unity é, para mim, um dos aspectos mais curiosos da estratégia da Canonical para o Ubuntu no desktop (após ter se afastado do GNOME).
Não se trata de obra do acaso: esta resposta de Mark Shuttleworth em um bug report a respeito, de 2010, deixa claro que se trata de uma decisão objetiva, alinhada a objetivos de design da companhia, e ele não se furta a esclarecer: "portanto não vamos implementar" a capacidade de mover o lançador para outras extremidades da tela.
Quase 6 anos passaram, inúmeras soluções externas e alternativas para resolver essa demanda surgiram e foram divulgadas, e essa decisão começou a ser flexibilizada, com o aviso (e disponibilização no repositório oficial) de uma solução que permitirá mover o lançador para a base da tela.
No momento (na versão em desenvolvimento), a movimentação exige um comando gsettings emitido no terminal, e não há confirmação sobre a disponibilidade de um seletor nas ferramentas oficiais de configuração via GUI. (via news.softpedia.com - “It's Official, Ubuntu 16.04 LTS Now Lets Users Move the Unity Launcher to Bottom”)
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados