Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Stallman bloqueia suporte ao debugger do LLVM no Emacs, fala em "ataque sistemático a pacotes GNU"

Os interessados no que Richard Stallman diz e faz têm um novo exemplo interessante para analisar o funcionamento da liberdade no âmbito da FSF: ele bloqueou a inclusão do pequeno patch que um desenvolvedor do quase utensílio culinário Emacs enviou na semana passada para que uma funcionalidade de depuração passasse a ter suporte também ao software livre LLDB (o debugger do LLVM), que vem ganhando bastante adoção por desenvolvedores no ambiente Linux devido ao seu funcionamento descrito como superior e mais fácil do que o do GDB (o debugger do GNU).

O Bom Doutor expôs em público o que entende como justificativa para o bloqueio. Segundo ele, parece haver um esforço sistemático para atacar pacotes GNU, ao qual o projeto precisa responder estrategicamente.

A situação é especialmente curiosa para mim porque o Emacs suporta sistemas como o Windows e o OS X. E Stallman disse que não são casos similares ao do suporte ao LLDB, o que torna a situação ainda mais curiosa para mim. De qualquer forma, o Bom Doutor expressamente me negou permissão para traduzir material seu, portanto conte com o link a seguir para saber mais sobre o que ele pensa a respeito do caso. (via www.phoronix.com - “RMS Feels There's "A Systematic Effort To Attack GNU Packages" - Phoronix”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados