Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Richard Stallman critica sistemas operacionais não-livres

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“O pai do movimento Software Livre, Richard Stallman, disse em sua coluna no jornal britânico The Guardian que os sistemas operacionais Windows, OS X e Android são malwares. Ele utiliza seu novo artigo para pregar às massas não-técnicas sobre os malefícios do software proprietário e vendor lock-ins, e como a codificação a portas fechadas facilita acordos clandestinos com agências nacionais de espionagem.

Segundo ele, os sistemas da Apple são malware: o OS X bisbilhota seu usuário e o iOS bisbilhota, algema, censura aplicativos e possui uma porta dos fundos. Até o sistema Android, da Google, teria um malware em um componente não-livre que seria um backdoor para forçar a instalação ou a desinstalação de qualquer aplicativo; já a Microsoft é acusada de sabotar os usuários de Windows ao revelar vulnerabilidades do sistema para a NSA antes de liberar uma correção para as mesmas. O bom doutor também acusa, no mesmo tom, as bonecas Barbie, os televisores inteligentes e alguns carros.

O bom doutor diz que podemos resistir a esses malwares de várias formas: individualmente, rejeitando softwares proprietários e serviços web que bisbilhotam ou que rastreiam, coletivamente, ao nos organizarmos para desenvolvermos sistemas lives para substituir os fechados e serviços web que não rastreiam e democraticamente, ao exigir de nossos políticos leis para criminalizar tais práticas.” [referência: theregister.co.uk]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados