Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Manifesto contra a pseudociência no FISL 16

Enviado por GNUser (gnuserΘaaa·org):

“No início deste ano, a ASL perguntou, na web, como deveria ser o FISL que queremos. Aproveito essa oportunidade para manifestar meu descontentamento com os rumos que este evento está tomando.

É lamentável constatarmos, edição após edição, que o Fórum Internacional de Software Livre, um dos – senão o – maiores eventos voltados ao tema da América Latina, está se tornando, cada vez mais, um palco para a pseudociência e para apresentações de empresas que pouco ou nada tem a ver ou contribuem para o verdadeiro software livre.

Nesta nova edição, o FISL 16, novamente teremos um grupo falando sobre os supostos benefícios da chamada “energia livre” ou “revolução energética”. É claro que, com a mais do que evidente crise hídrica e energética que nosso país atravessa nesse momento, torna-se válido discutirmos alternativas aos meios tradicionais de geração e de distribuição de energia; no entanto, tais discussões devem ser amparadas em conhecimentos acadêmicos e no método científico a fim de serem consideradas válidas, sob pena de estar-se desperdiçando o tempo e o dinheiro dos visitantes em objetos, discursos e invenções que podem ser considerados… besteiras. Além, do mais, não consigo enxergar uma ligação clara entre a “energia livre” e o software livre, que deveria ser o tema principal do fórum.

No FISL 14, aquele que teve as bobinas de Tesla, em um dos estandes voltados à energia livre, um expositor estava falando das pesquisas atuais naquele campo e, em determinado momento, exibiu um ventilador que se alimenta sozinho e que, em suas palavras, seria “quase um moto-perpétuo”. Tal dispositivo revolucionário, no entanto, nada mais era do que um motor Keppe, o qual já foi provado ser uma fraude[1].

Já no FISL 15, foram feitas palestras a respeito desse tema, mencionando-se a figura de Nikola Tesla[2], que sem dúvida contribuiu enormemente para o campo energético. No entanto, tais palestras geralmente tendem a passar um tom conspiratório, dizendo que o mesmo teria descoberto uma fonte de energia limpa e livre e que seu laboratório e suas pesquisas teriam sido destruídas por grandes magnatas da indústria petrolífera. Tudo isso é, para dizer o mínimo, bastante duvidoso e contestado por estudiosos sérios[3].

O tom conspiratório também estará presente na edição deste ano, quando será apresentado um veículo laboratório movido com gás hidróxi[4] que, apesar de possuir várias pesquisas sendo feitas nesse campo, atualmente é considerado bastante ineficiente[5].

Não bastasse isso, muitas das palestras que estão sendo apresentadas durante o fórum simplesmente não possuem uma relação clara ou direta com o software livre. Exemplo disso foi uma palestra do Facebook, um dos maiores inimigos de nossa privacidade digital, no FISL 14, na qual apenas foi explicado, basicamente, como eles distribuem seus servidores de DNS (ou algo assim) ou como uma palestra do UOL, na edição de 2008[6] na qual o palestrante basicamente apenas fez uma propaganda do serviço PagSeguro, com pouco ou nada relacionado ao tema principal do encontro.

Logo, urge uma seleção rígida das atividades que tomarão parte durante o evento a fim de que o mesmo apresente discursos científica e academicamente sustentados, dando continuidade ao ciclo da Ciência e da pesquisa científica, a fim de que os visitantes que pagaram ou que se deslocaram para prestigiar o fórum possam ter a certeza de que o que ali está sendo apresentado poderá ter algum resultado no futuro. Não obstante a isso, tal seleção deve, também, verificar o conteúdo das palestras e demais atividades, decidindo se as mesmas possuem, de fato, alguma relação com o tema software livre. Caso contrário, em pouco tempo o FISL nada mais será do que um evento de contracultura sem significado algum.

[1] http://ceticismo.net/ceticismo/examinando-o-motor-keppe/ [2] https://www.youtube.com/watch?v=D175CWITOeE [3] http://universoracionalista.org/o-mito-de-tesla/ [4] http://softwarelivre.org/fisl16/noticias/o-uso-do-gas-hidroxi-no-contexto-da-revolucao-energetica?hootPostID=43e99a2a4fc9be15f8c5191d11f2b2f6 [5] http://autoforum.com.br/topic/162910-kit-hidrogenio-funciona/#entry2442815 [6] http://br-linux.org/wparchive/2008/carta-aberta-sobre-o-fisl-2008-por-rogerio-acquadro.php” []

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados