Maldrone – O Primeiro Backdoor para Drones
Enviado por Alan Oliveira (alanΘvirtx·com·br):
Segundo a Wikipedia, os VANTs ou drones foram idealizados para fins militares. Inspirados nas bombas voadoras alemãs, do tipo V-1, e nos inofensivos aeromodelos rádio-controlados, estas máquinas voadoras de última geração foram concebidas, projetadas e construídas para serem usadas em missões muito perigosas para serem executadas por seres humanos. Esses drones são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão e governo humanos, ou sem a sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (CLP).
Segundo a TheHackerNews, recentemente, Rahul Sasi, um pesquisador especialista em segurança encontrou um Backdoor no Parrot AR Drones 2.0, fabricado por uma empresa com sede na França. É a primeira vez que encontram um código malicioso para drones, chamado de Maldrone, o programa explora uma vulnerabilidade onde o Maldrone mata todos os controladores do drone fazendo com que os motores parem e o drone caia.
Backdoor – Em português (“porta dos fundos”), são programas maliciosos que dão ao seu criador o controle total do equipamento infectado.
O pesquisador gravou um video para demonstrar com maiores detalhes o funcionamento do ataque ao drone:
Rahul Sasi passou cinco meses fazendo uma engenharia reversa no programa do Parrot AR Drones 2.0 e desenvolveu o Maldrone. Sasi recomenda que os fabricantes dos drones realizem severas auditorias de segurança.” [referência: virtx.com.br]
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados