Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Lançada a Mageia 5 com suporte ao UEFI

Força, Mageia!

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“A nova versão da distro Mageia vem com muitas melhorias, correções de bugs e atualizações. Escolha o download da Mageia 5 aqui.

Há três opções de download: Live, DVD Clássico e por Rede. O LiveDVD ou LiveCD é para quem quer testar antes de instalar, pois ele roda sem instalar. É ideal para quem quer conhecer a distro e para iniciantes no linux. O DVD Clássico é para usuário intermediário, pois contém algumas opções avançadas de configuração e instalação. E a instalação por Rede é para usuários avançados.

As principais novidades desta nova versão da Mageia são o suporte ao UEFI, a implementação do sistema de arquivo btrfs, a integração do grub2, a adoção do Adwaita como tema padrão em vez de oxigênio-gtk e a adoção de um novo padrão de dependências dos pacotes, tornando o sistema dos pacotes da Mageia 5 mais próximo da Fedora/Suse/etc.

A Mageia 5 vem com diversos ambientes gráficos como o KDE 4.14.3, GNOME 3.14, Cinnamon 2.4.5, MATE 1.8.0, XFCE 4.12, LXQt 0.9.0, Plasma 5.1.2 LXDE e E18. Dentre os pacotes atualizados está o Libreoffice 4.4.2.2. O Firefox ESR 31.7.0 logo será atualizado para o Firefox ESR 38.x. A Mageia 5 vem com cerca de 2.000 aplicativos e 25.000 pacotes. Muitos novos pacotes foram adicionados ao repositório. Você pode comparar quais os pacotes foram atualizados ou adicionados acessando os links da Mageia App DB disponível no Blog Mageia.

Também foi atualizada a janela de boas-vindas da Mageia, a MageiaWelcome, com orientações e links para instalação dos principais softwares, codecs de áudio e de vídeo e vários jogos.

Ler mais em Notas de Lançamento da Mageia 5

Antes de instalar leia a Errata da Mageia 5 para ver os principais erros conhecidos.

Seja bem-vindo para testar, instalar ou participar da comunidade de usuários e desenvolvedores da Mageia. Acesse a documentação de ajuda disponível no wiki ou participe compartilhando suas dúvidas ou sugestões nos diversos canais de comunicação da Mageia: IRC, listas de email, fórum Mageia do Brasil (ou fóruns em vários outros idiomas).” [referência: ]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados