Inovação tecnológica será a marca da EXPOTEC
Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·eu):
Ao longo dos últimos anos, o movimento tem enfrentado grandes desafios. Segundo ele, “desde 2012 não acontece eventos de grande porte. Agora, finalmente surge a oportunidade de dar espaço à liberdade tecnológica que aparece para o mercado como uma opção viável e ética de produção, educação e comercialização de tecnologia”, explicou.
Uma das inovações da EXPOTEC é a sinergia de segmentos distintos do ramo da tecnologia, que para Anahuac representa um ponto chave para o sucesso do evento. “O caráter multidisciplinar da ExpotecBR, que vai desde a liberdade de expressão até as últimas tendências em games, parece ser o terreno perfeito para essa poderosa ferramenta de transformação social que é o Software Livre”, frisou.
Para ele, o Software Livre transcende todas as barreiras da tecnologia convencional e dissemina uma dimensão para as tecnologias livres. "É importante ter claro que o Software Livre é um conceito filosófico de empoderamento do cidadão frente à tecnologia que usa. As liberdades de ver, estudar, modificar e redistribuir o código dos programas de computador, associados à uma licença que perpetue esses mesmos direitos aos demais, como a GPL, são o que transformam o Software Livre em um fator de poder e não apenas uma técnica de criação de conhecimento tecnológico. É claro que produzir mais e melhor é desejável, mas não podemos resumir uma nova forma de relacionamento humano em uma técnica de desenvolvimento", desabafou.
Na EXPOTEC estarão presentes grandes nomes do Software Livre mundial como Richard Stallman, o criador do Movimento Software Livre, Jon maddog Hall da Linux International, além de ativistas brasileiras importantes, como a Kamila Brito do Barco Hacker.” [referência: expotec.org.br]
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados