Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Firefox 42 inclui recurso extra para privacidade durante a navegação

As notas de lançamento do Firefox 42 têm outras novidades, mas esta merece atenção especial: além de manter privado o histórico de navegação caso alguém mais acesse o seu computador, ele parece fazer um bom trabalho para impedir que os servidores web (e as empresas por trás deles) rastreiem as atividades do usuário.

Via idgnow.com.br:

Usuários do Firefox que desejam esconder melhor seus hábitos de navegação agora contam com uma nova ferramenta para isso. Nesta terça-feira (3), a Mozilla lançou o recurso Private Browsing com Proteção de Rastreamento (Tracking Protection) em seu último browser.

Trata-se de um aprimoramento para o modo de navegação privada do Firefox, que deletava o histórico de navegação e cookies depois que usuários fechavam uma janela anônima. Agora, o Tracking Protection acrescenta uma camada extra de privacidade ao bloquear o código incorporado em sites que rastreiam a forma como pessoas se comportam na Internet. 

Isso também significa que o recurso bloqueará uma série de anúncios, junto com ferramentas de analytics e alguns botões de compartilhamento de redes sociais com o objetivo de ajudar usuários a manterem seus hábitos de navegação mais discretos.

A abordagem resolve um dos principais problemas com modos de navegação anônima que browsers como Firefox, Chrome e outros levaram no passado: enquanto eles podem manter o histórico de navegação do usuário em segredo para outras pessoas que acessam seu computador, recursos de rastreamento dos sites ainda eram capazes de manter o controle sobre eles.

Porém, a mudança não é uma boa notícia para empresas que confiam em publicidade baseadas no rastreamento. Apesar de usuários do Firefox serem apenas uma pequena parte de todos os usuários de navegadores - e usuários de navegadores anônimos serem uma porcentagem menor – o novo recurso indica que eles não ganharão com anúncios que não serão mostrados a pessoas que usam o Tracking Protection.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados