Fim da isenção da "Lei do Bem": Abinee vê aumentos de 9,25%+ e retorno do mercado cinza
A Lei do Bem, que já foi MP do Bem e prometia revolucionar a inclusão digital e o mercado nacional de TI por meio da adoção em massa de software livre no PC Conectado (lembra?) reduziu bastante o preço da faixa inferior de PCs, tablets e smartphones por muitos anos, mas por alguma razão o governo decidiu parar com os descontos, e a Abinee, associação dos industriais do setor, não gostou.
O representante da entidade "fala em aparente desencontro nas posturas do governo, que de um lado tenta estimular a inclusão digital no país por meio de políticas públicas enquanto, na outra ponta, lança medidas que elevarão o preço dos dispositivos que permitirão essa inclusão. “Os representantes do governo não conversam entra si. Não há coordenação”, opina."
Segundo ele, o fim da isenção do PIS/Cofins deve elevar pelo menos 9,25% o preço de tablets, smartphones e computadores, e trazer de volta o "mercado cinza" (PCs montados a partir de peças obtidas no mercado informal), que correspondia a 73% do mercado de computadores no Brasil antes da MP do Bem, e hoje caiu para os 14%.
Difícil escolher um lado nessa história, mas prefiro o que está reclamando de que a tributação vai levar a aumento dos custos. (via computerworld.com.br - “Lei do Bem: desoneração gerou mais tributo ao Estado, diz Abinee - COMPUTERWORLD”)
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados